Estudos indicam que a acupuntura é uma forma eficaz e segura para tratar a dor e outros sintomas da capsulite adesiva
A capsulite adesiva, também conhecida como ombro congelado, é um quadro clínico caracterizado pela inflamação e enrijecimento da cápsula articular do ombro, levando a uma redução de amplitude de movimento do braço, dor intensa e até alterações sensoriais. Uma das opções terapêuticas que ajudam a melhorar a mobilidade e reduzir os sintomas é a acupuntura para a capsulite adesiva, tratamento que já tem se mostrado eficiente para diversos tipos de dores crônicas.
O que é a acupuntura?
A acupuntura é uma prática médica tradicional chinesa que consiste em aplicar agulhas finas em pontos específicos do corpo para tratar uma variedade de condições de saúde. Acredita-se que a acupuntura ajuda a equilibrar a energia vital (conhecida como “Qi” ou “Chi”), permitindo que o corpo se cure naturalmente.
No Brasil, desde 1995 a acupuntura é reconhecida como uma especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que a considera uma técnica de diagnóstico e tratamento que pode ser utilizada pelos médicos em suas práticas clínicas, desde que sejam devidamente capacitados e habilitados para isso, sendo inclusive parte dos serviços oferecidos pelo SUS.
Como a acupuntura atua no tratamento da capsulite adesiva?
A acupuntura para a capsulite adesiva é uma forma de tratamento complementar e integrativo que atua em diversas frentes, tais como:
- Alívio da dor: a acupuntura pode ajudar a reduzir a dor ao estimular a liberação de substâncias químicas naturais no corpo, como endorfinas;
- Redução da inflamação: ao aumentar a circulação sanguínea e linfática na área afetada, a acupuntura para a capsulite adesiva ajuda a remover as toxinas e os resíduos metabólicos que contribuem para a inflamação;
- Melhoria da mobilidade articular: por estimular os pontos que correspondem aos músculos e tecidos ao redor da articulação do ombro, a acupuntura ajuda a relaxar e liberar a tensão muscular, bem como a melhorar a amplitude de movimento;
- Redução do estresse e ansiedade: a acupuntura pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade associados à dor crônica e à incapacidade, melhorando assim o bem-estar emocional e físico.
Devo usar acupuntura se quiser tratar a capsulite adesiva?
Paciente e ortopedista devem conversar e decidir, juntos, sobre o uso da acupuntura para a capsulite adesiva, pois embora seja um tratamento eficaz, essa não é a única opção disponível. Além disso, os estudos indicam que as terapias combinadas apresentam resultados mais satisfatórios para os pacientes.
O que dizem os estudos a respeito da acupuntura como tratamento da capsulite adesiva?
Diversos estudos avaliaram a eficácia da acupuntura para a capsulite adesiva, e os resultados reforçam que essa medida terapêutica ajuda a melhorar a inflamação e os sintomas associados ao quadro.
Um dos mais recentes estudos é uma meta-análise publicada em 2019 na revista Acupunture in Medicine que analisou 12 estudos randomizados e controlados que avaliaram a efetividade da acupuntura para a capsulite adesiva em um total de 906 pacientes. A análise mostrou que a acupuntura foi significativamente mais eficaz do que as intervenções de controle para reduzir a dor e melhorar a amplitude de movimento do ombro em pacientes com capsulite adesiva, além de ter sido bem tolerada e segura, sem efeitos colaterais graves relatados.
Há, também, o estudo “Acupuncture for the Treatment of Frozen Shoulder: A Randomized Controlled Clinical Trial” (Acupuntura para o tratamento da capsulite adesiva: um ensaio clínico randomizado controlado), de 2015, que comparou os resultados da fisioterapia e da acupuntura para a capsulite adesiva. Os resultados mostraram que a acupuntura foi mais eficaz do que a fisioterapia convencional para reduzir a dor e melhorar a função do ombro em pacientes com capsulite adesiva, e concluiu que a acupuntura combinada com a fisioterapia foi ainda mais eficiente do que a fisioterapia isolada para melhorar a função do ombro.
De forma geral, os estudos sugerem que o uso da acupuntura para capsulite adesiva é uma opção eficaz e segura de tratamento, mas reforçam que ainda são necessários estudos adicionais para confirmar esses resultados e determinar o melhor protocolo de acupuntura para tratar a capsulite adesiva.
Além disso, o diagnóstico deve sempre ser feito por um médico ortopedista especialista em ombro qualificado e capaz de indicar o melhor tipo de tratamento, que preferencialmente inclui uma combinação de terapias, como a acupuntura, a fisioterapia, injeções de corticoides e outros.
Fontes:
Escola Brasileira de Medicina Chinesa
Centro de Estudos de Terapias Naturais