A execução excessiva de movimentos e a sobrecarga são algumas das causas do rompimento do tendão do ombro
O manguito rotador é formado por um conjunto de músculos e tendões do ombro, que são os supraespinhal, infraespinhal, subescapular e redondo menor. Essas estruturas são responsáveis por conectar o músculo ao osso e estabilizar a articulação dos ombros para realizar movimentos.
Entre os tendões, o supraespinhal é o que mais sofre com rupturas. Quando isso acontece, os sintomas mais comuns são dores intensas e dificuldade para elevar o braço, especialmente acima da cabeça.
Trate conosco as causas do tendão do ombro rompido
Quais as causas do rompimento do tendão do ombro
Como as lesões surgem a partir da execução de movimentos, existem diversas causas do rompimento do tendão do ombro, podendo ser:
Degeneração tendínea
A degeneração é uma das causas do rompimento do tendão do ombro mais comuns. No processo de envelhecimento, o organismo diminui a produção de substâncias, como o colágeno, além de ocorrer o desgaste das estruturas compostas por essa proteína, como é o caso dos tendões.
Traumas
Colisões ou quedas sobre os ombros também estão entre as causas do rompimento do tendão do ombro. Isso acontece frequentemente como reflexo da tentativa de se proteger do acidente com as mãos.
Lesões
As lesões a partir de movimentos repetitivos ou que exercem sobrecarga representam outras das causas do rompimento do tendão do ombro. As atividades executadas tanto em tarefas laborais quanto esportivas se encaixam nesse perfil por serem frequentemente executadas até a exaustão.
Esforços súbitos
Ainda que sejam adotados cuidados na prática de atividades cotidianas, movimentos bruscos também são causas do rompimento do tendão do ombro, especialmente em casos de tendões já enfraquecidos, uma vez que é uma área de difícil regeneração por ter menor irrigação sanguínea.
Trate conosco as causas do tendão do ombro rompido
Como é feito o diagnóstico desse rompimento
O paciente deve procurar orientação médica assim que sentir desconfortos no ombro para que o profissional possa identificar as causas do rompimento do tendão do ombro e iniciar o tratamento. Exames de imagem são solicitados para investigar o impacto e o nível do dano, além de descartar a possibilidade de outras doenças.
Alguns testes são feitos em consultório para avaliar o comprometimento da região. Além de comparar os ombros e perceber deformidades, é necessário fazer a palpação para verificar sensibilidades e calores excessivos. Testes de compressão, de amplitude de movimento e de força também auxiliam no diagnóstico.
Opções de tratamento
As lesões causadas pela ruptura podem ser parciais, quando apenas algumas fibras sofrem danos, ou completas, quando ocorre uma espécie de rasgo no tecido. A gravidade, bem como outras características do paciente, influenciam na escolha do tratamento, que pode ser:
- Repouso;
- Uso de tipoia;
- Medicação;
- Fisioterapia;
- Cirurgia.
Cirurgia
A cirurgia é indicada quando os demais métodos não se mostraram eficazes para a solução do problema ou em casos mais graves de ruptura total do tendão. O procedimento restabelece a função da articulação ao prender o tendão ao osso.
A artroscopia é a metodologia mais utilizada para diminuir as possibilidades de complicações e facilitar a recuperação pós-operatória. Nesse procedimento, são feitas pequenas incisões para introduzir uma pequena câmera e instrumentos para possibilitar a cirurgia.
Hoje a artroscopia proporciona uma recuperação rápida, e é indicada inclusive para casos com rupturas extensas, existindo a possibilidade de utilizar próteses em alguns casos irreparáveis.
O Dr. Rodolpho Scallize é ortopedista especialista em ombro e também membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Com especialização na prevenção, diagnóstico e tratamento de patologias, o médico está apto a auxiliar nas diversas causas do rompimento do tendão do ombro.
Trate conosco as causas do tendão do ombro rompido
Entre em contato agora mesmo e agende já uma consulta com o Dr. Rodolpho Scalize.
Fontes: