É preciso ficar atento a alguns cuidados necessários para evitar lesões que podem afastar o atleta, seja ele amador ou profissional, da prática esportiva
É consenso entre a maioria das pessoas que a prática de atividades físicas traz inúmeros benefícios à saúde. Porém, quando o atleta, seja amador ou profissional, não conta com uma assistência médica especializada de um ortopedista, há o risco de lesões, que podem variar desde simples contusões até um rompimento de ligamentos, que demanda tratamento cirúrgico.
As lesões ocorrem geralmente quando forçamos nosso corpo a ir além da sua capacidade, ou seja, exageramos no exercício sem estarmos condicionados adequadamente para isso.
O ideal, sempre, é contar com a ajuda de um especialista em ortopedia e medicina esportiva para aprender como prevenir lesões no esporte e assim garantir uma prática segura da atividade física e um melhor rendimento.
São várias as lesões que podem ocorrer, sendo as principais:
- Contusão;
- Cãibra;
- Rompimento do ligamento;
- Luxação no ombro;
- Entorses;
- Lombalgia;
- Distensão muscular;
- Lesão no menisco;
- Tendinite;
- Fratura por estresse.
Lesões no esporte: como prevenir
Na maioria dos casos, as lesões são causadas por motivos simples, que podem ser evitados, por exemplo, com aquecimento e alongamento. Separamos a seguir algumas dicas para ensinar você como prevenir lesões no esporte.
Mas o ideal é contar com a ajuda de um especialista para orientá-lo adequadamente. Esse profissional poderá realizar uma avaliação médica mais detalhada, principalmente para quem está iniciando na prática de um esporte, o que é importante para evitar lesões que podem causar muitas dores de cabeça.
Aquecimento
Aquecer-se antes de começar o exercício, seja ele qual for, é uma das principais dicas quando o assunto é como prevenir lesões no esporte. Isso porque o calor gerado pelo aquecimento faz com que o tecido conjuntivo do corpo tenha maior flexibilidade, força e resistência, melhorando a maneira como os movimentos são executados. Mas vale lembrar que o aquecimento não deve incluir exercícios extenuantes, pois isso aumenta o risco de lesões quando você for realizar a atividade física propriamente dita. Andar ou pedalar são boas maneiras de se aquecer para exercícios simples, mas cada modalidade esportiva tem um aquecimento específico.
Alongue-se
Além do aquecimento, dedique um tempo ao alongamento, que também é importante, caso você queira saber como prevenir lesões no esporte. O ideal é alongar por cerca de 10 a 12 segundos cada grupo muscular. Quando finalizar a atividade, repita os exercícios para esfriar o corpo. O alongamento compensa a tensão dos músculos.
Respeite seus limites
Essa regra também é importante para quem quer saber como prevenir lesões no esporte. Caso você sinta dor ou desconforto ao iniciar, ou durante a atividade física, isso pode ser um sinal de que você está indo além do que o seu corpo aguenta. Quando isso acontecer, diminua a intensidade e duração da atividade física. A dor é um sinal de alerta e precisa ser observada com mais atenção quando perdurar por alguns dias.
Use roupas, calçados e acessórios adequados
Independentemente do tipo de atividade praticada, se você quer saber como prevenir lesões no esporte comece escolhendo os equipamentos necessários, que vão dar mais segurança e evitar o risco de lesões. Quem gosta de correr, por exemplo, precisa investir em um tênis que contenha um bom amortecimento para absorver os impactos nas articulações, além de ser adequado ao seu tipo de pisada.
Hidrate-se
Quer saber como prevenir lesões no esporte? Beba bastante água antes, durante e após a prática esportiva. Esse hábito ajuda o organismo a repor líquidos e sais minerais, colaborando para um corpo saudável, livre de lesões. O ideal é não esperar sentir sede, pois quando isso ocorre é sinal de que seu corpo entrou em processo de desidratação. Mantenha sempre uma garrafa de água por perto.
A melhor maneira de saber como prevenir lesões no esporte é contar com o auxílio de um especialista. Quando o atleta, profissional ou amador, identifica desconfortos, contraturas, dores, luxações, fissuras e outros indícios de lesões esportivas, deve imediatamente marcar uma consulta com um ortopedista do esporte para que ele possa fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento mais apropriado. O Dr. Rodolpho Scalize é cirurgião especializado em ortopedia e referência na área. Agende sua consulta.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia