Fale conosco pelo WhatsApp

Infiltração do joelho: o que é, como é feita e quando é indicada?

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 14 junho, 2023

4 min. de leitura

Utilizado nos quadros de dor aguda, inflamações e lesões, a técnica pode devolver a qualidade de vida aos pacientes

A infiltração do joelho é um procedimento médico seguro, importante e largamente praticado na medicina esportiva, ortopedia e reumatologia.

O tratamento consiste na injeção de medicamentos no espaço intra-articular do joelho para aliviar a dor e reduzir a inflamação, assim, melhorando a mobilidade da articulação. Os principais medicamentos utilizados são:

  • Ácido hialurônico;
  • Corticoide;
  • Anestésicos. 

A infiltração do joelho é importante para aliviar dores, desconfortos e prevenir complicações. A dor no joelho pode surgir devido ao desgaste da articulação, excesso de peso ou por conta de lesões esportivas. Quando a dor no joelho impede o caminhar ou piora ao longo do tempo, pode ser sinal de um problema mais grave.

Portanto, o tratamento adequado pode devolver o bem-estar e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Como funciona a infiltração do joelho?

O objetivo da infiltração do joelho é tratar a doença ou inflamação no local onde ocorre a lesão, principalmente nos casos mais graves ou quando não houve melhora com outros tipos de tratamentos conservadores.

O procedimento pode ser realizado em ambiente ambulatorial, no próprio consultório do médico ortopedista especialista em joelho ou no centro cirúrgico . A região é limpa e o paciente recebe uma anestesia local antes da injeção do medicamento com uma agulha fina. O procedimento pode ter o auxílio do ultrassom ou aparelho de radiografia para determinar o local exato da infiltração e costuma ser rápido.

CTA Páginas Blog

Cuidados pré e pós-infiltração

Antes de realizar a infiltração no joelho, é importante avisar seu médico sobre o uso de medicamentos anticoagulantes ou se você tem alergia a corticoides. Após o procedimento, o paciente deve repousar e evitar praticar atividade física durante alguns dias.

Além disso, após a infiltração no joelho, a pessoa deve continuar com os tratamentos que estava se submetendo anteriormente, como sessões de fisioterapia, hidroterapia ou reforço muscular. É importante dizer que a infiltração funciona como um tratamento auxiliar para ajudar no alívio da inflamação e da dor e deve ser realizada em conjunto com outras terapias e exercícios.

O papel da atividade física

O papel da atividade física pré e pós-infiltração é fundamental para o bom funcionamento do organismo, e uma das consequências da falta dela, além do ganho de peso, é a redução da massa muscular, o que gera a perda de proteção das articulações.

Portanto, aliados à boa alimentação, os exercícios são fundamentais para lidar com problemas no joelho, pois fortalecem a musculatura, exercendo um efeito de proteção das articulações através da melhora do desempenho biomecânico e sustentação do esqueleto.

Indicações e contraindicações da infiltração do joelho

A infiltração do joelho é indicada para os seguintes casos:

  • Desgaste da cartilagem;
  • Artrose do joelho;
  • Atletas que sofrem com dores agudas, rigidez e fibrose;
  • Tendinites e sinovites;
  • Cistos do joelho;
  • Lesões do menisco.

Apesar de ser considerado um procedimento seguro, existem algumas contraindicações, como:

  • Presença de bactéria no sangue;
  • Infecção na articulação do joelho;
  • Septicemia (reação exagerada do organismo a uma infecção);
  • Ruptura significativa da pele no local;
  • Presença de fraturas na região;
  • Hipersensibilidade ou alergia ao medicamento usado no procedimento ou anestésicos;
  • Grávidas ou mulheres em período de amamentação;

Quais os riscos associados à infiltração do joelho?

É importante ressaltar que a infiltração no joelho deve ser realizada por um médico experiente e capacitado. O excesso de infiltrações podem deixar os tecidos fragilizados e suscetíveis a lesões mais graves, além de um aumento glicêmico e da pressão arterial devido ao excesso de corticoides.

Quando bem executado, os riscos associados à infiltração do joelho são baixos, mas é importante avisar imediatamente o médico caso o paciente apresente febre, dor excessiva ou outras complicações como a sinovite reacional.

Resultados da infiltração do joelho

Após a aplicação intra-articular, é comum haver um pouco de inchaço e dor, por isso o repouso é recomendado. A infiltração no joelho alivia e reduz o processo inflamatório, mas vale ressaltar que seus efeitos podem durar por semanas a meses, dependendo do problema articular que o paciente apresenta. Por isso, ela deve ser realizada em conjunto com outros tratamentos que visam o fortalecimento muscular da região.

Entenda mais sobre esse tratamento agendando uma consulta com o ortopedista especialista em ombro, Dr. Rodolpho Scalize. 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)