Conheça os benefícios e riscos da injeção de medicamentos diretamente sobre as articulações, músculos e tendões dos ombros
A infiltração no ombro é um procedimento que consiste na aplicação de substâncias injetáveis, com o intuito de tratar dores no ombro e outras doenças que podem afetar as estruturas desta articulação. Este tipo de tratamento tem sido cada vez mais indicado e utilizado pelos médicos especialistas, com elevadas taxas de sucesso.
Apesar de apresentar resultados de eficácia excelentes, ainda é um tipo de tratamento visto com desconfiança por parte do público que não conhece a fundo suas características e benefícios.
Quero realizar a infiltração no ombro!
O que é uma infiltração no ombro?
A infiltração no ombro é uma técnica terapêutica que consiste na aplicação de um ou mais medicamentos por meio de uma injeção. Existem inúmeras indicações de tratamentos por infiltração, geralmente voltados para aliviar sintomas e tratar doenças que atingem o sistema musculoesquelético.
A infiltração no ombro, portanto, é a aplicação deste método nas articulações, tendões ou músculos de um ou ambos os ombros, com a finalidade de aliviar dores e tratar doenças que afetam a região.
A aplicação de substâncias por meio da infiltração é muito eficiente em comparação ao uso de medicamentos orais, pois o fármaco aplicado age de forma direta sobre a área afetada. Assim, a dosagem de medicação pode ser menor do que aquele que seria administrada via oral — já que a aplicação direta no local tratado evita perdas significativas do medicamento no corpo.
Outra vantagem é o uso de medicamentos que ficam apenas no local da infiltração, não causando efeitos colaterais no organismo por não caírem na corrente sanguínea.
Alguns tipos de infiltração no ombro podem ser feitos no consultório, utilizando apenas anestesia local, enquanto outros demandam ambiente hospitalar.
Saiba os benefícios de tratar as dores no ombro com a infiltração.
Para que serve uma infiltração no ombro?
A principal finalidade da infiltração no ombro é fazer com que os fármacos sejam injetados diretamente sobre os tecidos ou regiões afetadas por algum sintoma de dor. Dessa forma, a ação direta do medicamento permite que a doença seja tratada de maneira mais efetiva e com maior efetividade na recuperação do paciente.
A indicação da quantidade de doses, assim como a duração de seus efeitos, depende da complexidade do problema a ser tratado. Em alguns casos, uma infiltração é a primeira opção de tratamento, possibilitando a cura completa do quadro.
O principal benefício dos procedimentos de infiltração no ombro é a recuperação do paciente, que normalmente ocorre de maneira mais rápida e tranquila do que o observado em tratamentos conservadores que exigem várias sessões de fisioterapia e dosagens altas de medicamentos. Em alguns casos a melhora é tão expressiva que procedimentos cirúrgicos podem ser evitados.
Quais medicações são utilizadas?
Diferentes tipos de medicações podem ser aplicados por meio de infiltração no ombro. Os principais são:
- Anestésicos: usados com a finalidade de diminuir a dor associada a processos inflamatórios ou outras alterações;
- Corticoides: medicações comumente utilizadas no tratamento de lesões no ombro e na redução de inflamações nos tendões e articulações dos ombros;
- Toxina botulínica: ao atuar nos músculos, reduz sua força de contração, aliviando espasmos;
- Ácido hialurônico e derivados: têm a finalidade de suplementar a quantidade da substância perdida no líquido sinovial, atuando nas articulações e aliviando dores provenientes de desgastes como os causados pela artrose.
Quais são os tipos de infiltração no ombro?
A infiltração no ombro pode ser dividida em 6 tipos, dependendo da região em que o medicamento é injetado:
- Subacromial: é realizada no espaço da bursa subacromial, que está localizada acima de um tendão. Costuma ser uma opção de tratamento de bursites;
- Bloqueio do nervo supraescapular: é a injeção de anestésico ao redor do nervo supraescapular, sendo um método seguro no tratamento de dor causada por diversas doenças, como a artrite reumatoide e a capsulite adesiva;
- Infiltração acromioclavicular: utilizada para tratar processos inflamatórios na articulação acromioclavicular, estrutura que liga a clavícula e o acrômio, uma estrutura da escápula;
- Infiltração glenoumeral: é realizada a partir da aplicação de corticoides ou ácido hialurônico na articulação de mesmo nome, que serve de ligação entre o membro superior e o esqueleto axial;
- Ao redor do tendão da cabeça longa do bíceps: realizada para tratar tendinites, lesões parciais ou totais do tendão, que não podem ser tratadas por meio de tratamento conservador;
- Infiltração de pontos-gatilho: realizada em pontos específicos da musculatura para aliviar sintomas dolorosos e tensionais.
Quais doenças do ombro podem ser tratadas com infiltração?
Diversas doenças podem ser tratadas a partir do procedimento de infiltração no ombro. As mais comuns são:
- Artrose acromioclavicular;
- Artrose do ombro;
- Bursite;
- Capsulite adesiva;
- Dor miofascial;
- Dores musculares;
- Tendinite calcária e do manguito rotador.
Quais são os riscos de uma infiltração no ombro?
Assim como qualquer procedimento médico, ainda que apresente um elevadíssimo índice de segurança, a infiltração no ombro apresenta alguns riscos. Os principais são:
- Infecções;
- Febre e inflamação;
- Alterações na pele;
- Dor após o procedimento;
- Aumento do nível de glicose;
- Sensação de fragilidade no ombro.
Ao aparecimento de qualquer sinal de complicação após a realização da infiltração, é importante contatar o médico especialista para que sejam tomadas todas as medidas necessárias. Infecções, por exemplo, têm baixíssimo risco de ocorrerem, mas precisam ser tratadas imediatamente.
Muitos pacientes encontram na infiltração no ombro uma oportunidade de recuperação rápida para retomar de maneira segura atividades rotineiras e esportivas. Apesar de essa possibilidade ser real, é importante estar atento a todas as recomendações de repouso e demais cuidados durante o período recomendado pelo especialista. Dessa forma, é possível evitar complicações ou recidivas na recuperação.
Trate condições ortopédicas com um profissional qualificado.
Contraindicações para a realização da infiltração no ombro
Existem algumas contraindicações à realização de infiltração no ombro. As principais são alergia aos medicamentos que serão utilizados e a presença de infecções de pele. Febre também é um fator contraindicativo.
Também há outras restrições que podem ser relativas, ou seja, dependem de cada caso e devem ser analisadas com cuidado — como infecções fora do local de aplicação, diabetes e outros tipos de alergias. Além disso, o procedimento não é indicado para mulheres grávidas.
Infiltração com corticoide e diabetes
Uma atenção especial deve ser feita a pacientes com diabetes. Isso porque infiltrações de corticoides em tecidos musculares e tendões têm maior risco de aumento de índices glicêmicos. Por isso, pacientes com diabetes precisam ter um planejamento mais cuidadoso quando submetidos a tratamentos de infiltração no ombro.
Estudos científicos sobre infiltração no ombro
Por ser uma técnica benéfica, diversos estudos científicos têm sido feitos para desenvolver e aprimorar a infiltração no ombro. Caso se interesse em conhecer mais, alguns deles são:
- Gajoux-Viala et al. 2008 – Os autores estudam diversos casos e avaliam os resultados de infiltração subacromial no tratamento de tendinite aguda. (Gaujoux-Viala C, Dougados M, Gossec L. Efficacy and safety of steroid injections for shoulder and elbow tendonitis: A meta-analysis of randomized controlled trials. Annals of the rheumatic diseases. 2008 Dec 3.)
- Sun et al. 2015 – Nesta revisão, os autores analisam a infiltração para ombro doloroso. (Sun Y, Chen J, Li H, Jiang J, Chen S. Steroid injection and nonsteroidal anti-inflammatory agents for shoulder pain: a PRISMA systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. 2015 Dec;94(50).)
- Sun et al. 2017 – Aqui os autores analisam tratamentos de infiltração para capsulite adesiva. (Sun Y, Zhang P, Liu S, Li H, Jiang J, Chen S, Chen J. Intra-articular steroid injection for frozen shoulder: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials with trial sequential analysis. The American journal of sports medicine. 2017 Jul;45(9):2171-9.)
- Lara et al. 2020 – Um panorama de especialistas sobre infiltração no ombro doloroso. (LARA, P. H. S. et al. Panorama da infiltração para ombro doloroso entre especialistas em ombro. Revista Brasileira de Ortopedia, v. 55, n. 01, p. 095–099, 19 dez. 2019.)
Entenda mais sobre esse tratamento e agende uma consulta com o ortopedista especialista em ombro, Dr. Rodolpho Scalize!
Fontes: