Por ser bastante exigida durante os exercícios, as lesões de ombro podem ser comuns entre os praticantes
Criado pelo americano Greg Glassman para o treinamento de policiais e bombeiros na década de 80, o crossfit é um programa de atividade física de alta intensidade que consiste em trabalhar as seguintes habilidades em seus praticantes:
- Flexibilidade;
- Resistência muscular e aeróbica;
- Equilíbrio;
- Agilidade;
- Coordenação;
- Precisão;
- Velocidade;
- Potência.
Com um leque enorme de exercícios, como corridas de curta distância, escaladas, saltos e levantamento de peso, aliando força, velocidade e concentração, a prática do crossfit se tornou popular por proporcionar rápido emagrecimento, diminuir o estresse e/ou ansiedade, melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e a definição muscular.
Contudo, devido à sua intensidade que traz resultados rápidos e concretos, a prática do crossfit requer atenção e alguns cuidados. As lesões de ombro no crossfit são uma das mais comuns entre os praticantes por ser uma atividade que exige força e causa impacto direto nesta articulação.
Tipos de lesões de ombro mais comuns no crossfit
Alguns exercícios podem estressar as estruturas da articulação do ombro, especialmente se a pessoa não utilizar a técnica correta para cumprir a série. Por esse motivo, podem acontecer lesões associadas à sua prática, sendo as mais comuns:
- Instabilidade ou luxação do ombro;
- Síndrome do impacto;
- Tendinite calcificante;
- Artrose acromioclavicular;
- Osteolise da clavícula distal;
- Discinesia escapular;
- Tendinite e ruptura do manguito rotador;
- Tendinopatia do manguito rotador.
Fatores de risco para lesões de ombro no crossfit
Os exercícios do crossfit fortalecem as articulações, mas anatomicamente falando, a articulação do ombro não foi projetada para suportar muito peso. Ainda mais quando ele é submetido a uma grande carga ou intensidade, além da exposição a movimentos repetitivos.
E se os praticantes experientes estão sujeitos a lesões de ombro no crossfit, nos casos de novos praticantes, que antes não tinham uma rotina de exercícios tão intensa, há um grande risco de lesão ao começar a praticar a atividade sem o preparo adequado.
Resumidamente, os maiores fatores de risco são:
- Excesso de treino sem respeitar um limite de tempo entre as sessões para que músculos, tendões e articulações se recuperem totalmente;
- Má postura;
- Falta de supervisão adequada;
- Obesidade e sobrepeso.
Sintomas e diagnóstico das lesões de ombro no crossfit
São várias as lesões de ombro no crossfit, mas a lesão no manguito rotador está entre as mais comuns. O manguito rotador é um conjunto de quatro músculos responsáveis por movimentar e dar estabilidade ao ombro: o infraespinhal, o supraespinhal, o redondo menor e o subescapular.
Geralmente, a lesão nessa região é localizada na parte da frente ou lateral do ombro, irradia pelo braço, e pode piorar com a sua inatividade à noite, ou ainda, pela movimentação na hora do sono. Esse problema provoca dor no ombro e na face lateral do braço e diminuição da força durante o movimento de elevação do braço.
O diagnóstico envolve o relato dos sintomas e o exame clínico feito por um médico ortopedista especialista em ombro. Os exames de imagem são importantes para a confirmação do diagnóstico e avaliar a extensão das lesões.
Prevenção de lesões de ombro no crossfit
Para prevenir lesões de ombro no crossfit, sempre pratique exercícios de aquecimento e alongamento antes do treino, além de tomar os seguintes cuidados:
- Certifique-se de que o box de crossfit é certificado e licenciado;
- Sinalize ao seu treinador qualquer tipo de desconforto ou limitação física;
- Tenha atenção à postura para que os exercícios não afetem a coluna;
- Utilize os equipamentos de proteção, como luvas, joelheiras, meias de compressão e cintas.
Além disso, para prevenir lesões no esporte, sempre exija a supervisão de profissionais igualmente certificados para orientar uma exposição gradativa de movimentos de forma segura e individualizada.
Tratamento de lesões de ombro no crossfit: como um ortopedista esportivo pode te ajudar?
O ortopedista esportivo cuida de lesões relacionadas à prática de esportes, portanto é um profissional qualificado e com conhecimento necessário para atuar na prevenção e tratamento desse tipo de lesão. Esse especialista realiza avaliação, acompanhamento e prevenção de lesões em atletas profissionais e amadores, indicando os tratamentos mais adequados a cada caso para garantir a saúde e o bem-estar de seus pacientes.
Fontes: