Caracterizada pelo deslocamento da articulação do ombro, luxação pode ser tratada de forma conservadora ou cirúrgica
O ombro é a articulação com maior amplitude de movimentação no corpo humano. Por isso, está sujeito a sofrer lesões como a luxação, caracterizada pelo deslocamento da articulação. O tratamento da luxação do ombro consiste em reposicionar a articulação e tomar medidas para amenizar os sintomas e evitar que novos deslocamentos ocorram.
O que é a luxação do ombro?
A luxação no ombro é uma lesão que se caracteriza pelo deslocamento dos ossos da articulação do ombro, que os desencaixa ou faz com que percam o contato entre si. Por isso, é comum que as pessoas se refiram à luxação como “ombro que sai do lugar”.
A luxação ocorre por conta da força excessiva sobre a articulação, que empurra o ombro em uma direção. Por essa razão, a lesão é muito comum em atletas e trabalhadores braçais. Alguns casos de luxação do ombro podem lesionar também tendões, músculos e outras estruturas adjacentes.
Principais sintomas da luxação de ombro
- Dor aguda intensa;
- Dificuldade ou impossibilidade de movimentar o braço;
- Inchaço, vermelhidão e hematomas em volta da articulação;
- Deformidade visível do ombro — as pessoas costumam notar, de forma clara, que o ombro “saiu do lugar”.
Quando uma luxação do ombro ocorre, é fundamental que se procure atendimento médico imediatamente, para iniciar o tratamento da luxação do ombro e evitar possíveis complicações, como lesões ósseas, ligamentares e neurológicas.
Tratamento da luxação do ombro
O tratamento da luxação do ombro consiste em adotar métodos terapêuticos que busquem restaurar o posicionamento da articulação e melhorar os sintomas. Na consulta com o ortopedista, o diagnóstico da luxação costuma ser clínico, podendo o médico pedir exames de imagem, como o raio-x e a ressonância magnética, para confirmação e análise da gravidade da condição.
Assim, é possível definir qual é o melhor tratamento da luxação do ombro a ser adotado.
Cirurgia de luxação do ombro
A cirurgia é uma opção de tratamento da luxação do ombro principalmente quando está associada a lesões ligamentares. A técnica cirúrgica mais adotada é a artroscopia de ombro, realizada por meio de pequenas incisões que reparam as lesões ligamentares e ósseas, além de ajustar o posicionamento da articulação.
A cirurgia para luxação de ombro também é recomendada em casos de luxações do ombro recidivantes, ou seja, que ocorrem várias vezes e levam o paciente a um quadro de instabilidade grosseira do ombro. Nesses casos muitas vezes está associada à lesão ligamentar a lesão óssea do ombro, o procedimento consiste na colocação enxerto ósseo e fixação por de pequenos parafusos que ajustam a posição dos ligamentos e restabelecer o formato e a estabilidade da articulação.
Redução do ombro
A redução de ombro é um procedimento que consiste em manobras para colocar a articulação do ombro novamente no lugar correto. A maioria dos casos de luxação no ombro costumam ser tratados por meio da redução. É esperado que a dor aguda cesse logo após a redução da luxação.
Após a redução, são colocadas tipoia para luxação de ombro e bandagem para imobilizar a articulação por algumas semanas, até sua devida cicatrização. Durante esse período, podem ser feitas, diariamente, compressas de gelo para aliviar o processo inflamatório.
Tratamento medicamentoso
O uso de medicamentos como tratamento da luxação do ombro pode ser recomendado logo no primeiro contato com o médico ortopedista especialista em ombro. Nesse momento, medicamentos analgésicos são administrados para facilitar a manipulação do ombro no exame físico e na realização dos exames de imagem.
Além disso, o uso de medicações analgésicas e anti-inflamatórias durante o período após a redução de ombro ou mesmo no período de recuperação da cirurgia é importante para aliviar qualquer dor local e amenizar o processo inflamatório.
Fisioterapia
A reabilitação por meio de fisioterapia é um passo importante no tratamento da luxação do ombro pois os exercícios realizados nas sessões são capazes de restaurar a capacidade motora e a estabilidade da articulação, além de fortalecer os músculos. Dessa forma, é possível evitar que complicações ou novas lesões ocorram.
O programa de exercícios deve ser orientado por um fisioterapeuta, e pode, aos poucos, ser complementado com exercícios em casa e na academia, sempre com a devida autorização profissional.
Quem procurar em casos de luxação no ombro?
Nos casos de luxação de ombro, é importante procurar o médico o quanto antes para, como já mencionado, evitar qualquer tipo de complicação. O profissional habilitado para tratamento de luxação do ombro é o médico ortopedista, que é especializado em investigar, diagnosticar e tratar qualquer lesão que acomete o sistema locomotor humano.
Fontes:
Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia — Ministério da Saúde
Revista Brasileira de Ortopedia