Os cuidados nas execuções de atividades laborais, cotidianas e esportivas são fundamentais para a prevenção do rompimento do tendão do ombro
Os tendões são estruturas que conectam os ossos aos músculos para permitir o movimento articular. O conjunto dessas estruturas na região dos ombros, conhecido como manguito rotador, oferece a mobilidade necessária para manusear objetos e elevar os braços acima da cabeça.
Quando algum tendão do ombro se rompe, além de provocar dores intensas, também limita as atividades do indivíduo, sendo aconselhado procurar auxílio médico para evitar demais complicações. Conhecer as causas é uma medida importante para ajudar na prevenção do rompimento do tendão do ombro.
Cuide da sua saúde e previna o rompimento!
Principais causas do rompimento do tendão do ombro
A repetição excessiva de um movimento pode romper o tendão do ombro, assim como um deslocamento bruto. Outros fatores que geram esse problema são os impactos sofridos durante a prática esportiva e as quedas sobre o braço.
Os atletas são mais propensos a essas situações devido à intensidade dos esforços. Por isso, medidas de prevenção do rompimento do tendão do ombro devem fazer parte do cotidiano para não incapacitar a vida pessoal e profissional.
As lesões degenerativas ocasionadas pelo desgaste da articulação que se acentuam com o passar dos anos também levam à ruptura. Com a queda significativa na produção de colágeno após os 40 anos, a condição se torna ainda mais comum, aumentando a necessidade da prevenção do rompimento do tendão do ombro.
Como realizar a prevenção do rompimento do tendão do ombro
Atuar na prevenção do rompimento do tendão do ombro é necessário, especialmente por existirem diversas causas para o problema. Manter a musculatura fortalecida e adaptar situações no trabalho para não forçar o ombro com sobrecargas e repetições são alguns dos cuidados que podem ser tomados.
Na prática de atividades físicas, a atenção deve ser ainda maior, sendo necessário seguir algumas orientações para a prevenção do rompimento do tendão do ombro e de outras complicações, como:
- Alongar e aquecer antes de qualquer atividade física: são preparações para o corpo por elevar a temperatura, ativar a circulação sanguínea e relaxar a musculatura;
- Seguir orientação profissional para praticar exercícios: ajuda a guiar em questões sobre a intensidade, as repetições e a necessidade de períodos de descanso para regenerar o corpo;
- Evitar esforços excessivos além do limite: como a sobrecarga nos ombros é determinante para acontecer a ruptura do tendão do ombro, dosar a força faz parte da prevenção do rompimento do tendão do ombro;
- Realizar uma avaliação médica prévia: consultar um ortopedista especialista em ombro é uma das maneiras mais eficientes para prevenir lesões. A consulta com esse profissional serve para identificar limitações físicas e determinar como está o condicionamento físico para uma prática mais segura.
Cuide da sua saúde e previna o rompimento!
Problemas que o rompimento do tendão do ombro pode causar
Quando a ruptura do tendão do ombro não é tratada, o organismo se encarrega de cicatrizar a lesão, o que pode levar a fibroses, que são formações excessivas de tecido cicatricial, e atrofias, redução significativa de volume e força da região.
Com o progresso, as dores são incapacitantes, assim como a movimentação dos ombros, desenvolvendo enfermidades, como a síndrome do ombro congelado. Além disso, se a ruptura for pequena, ela pode se agravar com o passar do tempo se não receber o devido tratamento.
Como tratar o rompimento
O tratamento do rompimento do tendão do ombro depende do quadro clínico de cada paciente, assim como as características da ruptura. A lesão pode ser parcial, quando apenas uma parte das fibras é rompida, ou total, quando existe a separação total das fibras.
Como a condição apresenta dores intensas, limitações na mobilidade e a possibilidade de evoluir para outras patologias, é necessário buscar ajuda médica de forma rápida, de preferência com um profissional especializado.
O Dr. Rodolpho Scalize é ortopedista especialista em ombro, além de membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Prezando pela saúde e pela segurança dos seus pacientes, ele oferece o tratamento adequado e individualizado, o que auxilia diretamente na prevenção do rompimento do tendão do ombro.
Cuide da sua saúde e previna o rompimento!
Entre em contato agora mesmo e agende já uma consulta com o Dr. Rodolpho Scalize.
Fontes: