Fale conosco pelo WhatsApp

Prótese de ombro: como funciona?

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 16 fevereiro, 2023

4 min. de leitura

A substituição de parte da articulação do ombro faz parte do processo de tratamento da artrose e outras doenças

O ombro é um conjunto de articulações e outras estruturas do sistema musculoesquelético que liga o membro superior ao tronco. Por ser uma área muito sujeita a todo tipo de movimentação, também pode sofrer lesões como a artrose do ombro, que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem nas articulações, e lesões decorrentes de traumas.

O tratamento para artrose no ombro envolve vários protocolos diferentes, sendo o mais eficaz a cirurgia de artroplastia, que consiste na substituição da área afetada por uma prótese. Entenda mais sobre a prótese de ombro a seguir.

O que é a prótese de ombro?

A prótese de ombro é a substituição, por meio de uma cirurgia chamada artroplastia, da cabeça do úmero lesionada ou afetada pelo desgaste característico da artrose por um implante. Também pode ser substituída a glenoide, uma estrutura articular presente na escápula, onde o úmero se articula e que permite movimentos mais amplos. Dessa maneira, o paciente consegue ter melhora dos sintomas dolorosos e da mobilidade articular.

A prótese é feita de um material resistente, geralmente uma liga metálica de cromo e cobalto, que pode ou não ser associado ao polietileno, um componente plástico que simula a cartilagem.

CTA Páginas Blog

Quais os tipos de prótese de ombro?

Existem três tipos de prótese de ombro. A escolha do tipo a ser realizado depende do tipo e da gravidade da lesão sofrida pelo paciente.

  • Artroplastia parcial: ocorre quando apenas a superfície da cabeça do úmero precisa ser substituída;
  • Artroplastia total anatômica: ocorre quando a cabeça do úmero e a glenoide — cavidade articular que permite movimentos amplos — são substituídos;
  • Artroplastia total reversa: é realizada em pacientes com lesão no tendão do manguito rotador, em que, além da substituição das estruturas articulares, é realizada a reversão do posicionamento da cabeça do úmero e da glenoide.

Quando ela é indicada?

A prótese de ombro é indicada principalmente no tratamento de artrose no ombro, como substituição ao tecido cartilaginoso degenerado. Por ser um procedimento invasivo, só é indicado quando outras tentativas de tratamento conservador para conter os sintomas não atingiram resultados satisfatórios.

Além da artrose, a prótese de ombro pode ser indicada em alguns casos de lesões traumáticas com fratura irreparável, ou em quadros de outras doenças, como a necrose avascular, uma condição caracterizada pela falta de suprimento sanguíneo, o que causa a morte do tecido ósseo e sua deformidade.

Como é a cirurgia para prótese de ombro?

O procedimento para colocação de prótese de ombro é cirúrgico. O primeiro passo para a realização da artroplastia no ombro é o diagnóstico correto do problema e de sua gravidade. Isso pode ser feito por meio da análise de diversos exames de imagem, como radiografias e ressonância magnética. Dessa forma, é possível identificar também o tipo de prótese a ser utilizada no paciente.

A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar, com o paciente sob anestesia geral, e dura, em média, quatro horas. É um procedimento aberto, em que o cirurgião faz as incisões para acessar e remover a área afetada, substituindo-a, posteriormente, pela prótese. Em seguida, as incisões são fechadas.

Complicações e riscos

Embora seja um procedimento seguro, a prótese de ombro é uma cirurgia aberta e invasiva. Por isso, é importante ter atenção a alguns riscos de complicações, como:

  • Formação de hematomas;
  • Trombose pós-operatória;
  • Lesões nos nervos e vasos;
  • Infecções;
  • Instabilidade da prótese.

É importante ter em mente que não existe o risco de rejeição da prótese de ombro, mas é necessário ficar atento a qualquer sinal de inflamação e infecção por microrganismos na região. Qualquer sinal de alteração deve ser imediatamente comunicado ao médico.

Pós-operatório

O período de recuperação da artroplastia do ombro é muito importante para a consolidação dos resultados e evitar as complicações já mencionadas. Logo após a cirurgia, o paciente pode ficar internado por até dois dias, e deve usar uma tipoia no ombro por um período de quatro a seis semanas.

A fisioterapia tem um papel muito importante no pós-operatório da prótese de ombro. As sessões são compostas por exercícios que ajudam no controle da dor, no fortalecimento muscular e na recuperação da capacidade motora.

A retomada das atividades diárias deve ser feita gradativamente e com cuidado, de acordo com as liberações médicas. Depois de dois meses, o paciente já deve ser capaz de realizar diversas atividades. Entretanto, a retomada total das atividades pode levar de quatro a seis meses, dependendo do caso e do tipo de prótese de ombro realizada.

Resultados

Como dito, os resultados da cirurgia de colocação de prótese de ombro são a recuperação da mobilidade e alívio dos sintomas dolorosos, devolvendo a qualidade de vida ao paciente. Os resultados podem ser atingidos em sua plenitude após seis meses da cirurgia, desde que seguidas todas as recomendações pós-operatórias.

É importante ter em mente que, mesmo com a prótese de ombro, o paciente precisa seguir fazendo acompanhamento periódico, não apenas para avaliar a saúde das articulações, mas também o estado da prótese.

Entenda mais sobre esse tratamento agendando uma consulta com o ortopedista especialista em ombro, Dr. Rodolpho Scalize. 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Revista Brasileira de Ortopedia

Manual MSD

Sociedade Brasileira de Reumatologia