Fale conosco pelo WhatsApp

Quais as principais lesões esportivas?

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 5 novembro, 2021

4 min. de leitura

Saiba como identificá-las, sua gravidade e como agir em cada caso. Atletas profissionais e amadores devem ficar atentos aos sintomas de cada condição

As lesões esportivas demandam assistência médica especializada do ortopedista do esporte, uma vez que podem variar desde simples contusões até um rompimento de ligamentos, que demanda tratamento cirúrgico.

O ideal é que o atleta, profissional, amador ou ocasional, tenha a assistência de um especialista para aprender como prevenir lesões esportivas. No entanto, mesmo com o suporte médico, esses problemas podem ocorrer.

Sete tipos de lesões esportivas

Conhecer as lesões esportivas mais comuns contribui para ajudar o atleta a reconhecer os sinais dos diferentes tipos de lesões e saber as medidas imediatas que devem ser tomadas.

  1. Contusão

A contusão ocorre em decorrência de um forte impacto no corpo, podendo afetar tecidos superficiais, mas também músculos, tendões e ligamentos das articulações.

Essas lesões esportivas ocorrem mais frequentemente em esportes de contato, como futebol e basquete, sendo, em geral, de baixa gravidade e melhorando com cuidados simples, como repouso, aplicação de gelo, elevação da área lesionada e compressão.

CTA Páginas Blog
  1. Cãibra

A cãibra, ou contração muscular involuntária, é causada por atividade física intensa e tem como principal sintoma uma dor intensa no local. Apesar de não ser grave, o atleta pode evitá-la hidratando-se bem e tendo uma alimentação balanceada, com reposição de todos os eletrólitos, inclusive o potássio.

  1. Rompimento do ligamento

O rompimento do ligamento pode ser causado quando a articulação sofre com uma carga elevada ou com um movimento mais amplo do que sua capacidade permite. Pode também ser resultado de pancada ou torção.

Muito comum nos praticantes de futebol, os ligamentos do joelho são os mais acometidos. Alguns sinais que ajudam a identificar o rompimento do ligamento incluem: estalos, dor intensa e persistente, inchaço que piora nas horas seguintes ao evento e instabilidade da articulação.

  1. Luxação no ombro

A luxação no ombro é resultado de uma força intensa sobre a articulação, fazendo com que o osso pare em uma posição anormal, “desencaixado”.

As luxações são lesões esportivas consideradas graves, pois podem resultar em sequelas como instabilidade ou perda de movimento das articulações, demandando assistência médica especializada com urgência para evitar comprometimento da mobilidade da articulação acometida.

Os sintomas da luxação no ombro são: dor intensa, inchaço e restrição de movimentos. O tratamento médico inicial é a redução, ou reposicionamento, da articulação. O seguimento inclui repouso, imobilização, medicamentos e fisioterapia, podendo necessitar de tratamento cirúrgico.

  1. Lesão no menisco

Os meniscos são fundamentais à articulação do joelho por garantir lubrificação, estabilização e amortecimento da carga. As lesões no menisco costumam estar relacionadas ao desgaste progressivo dos tecidos, degradação do colágeno ou redução da capacidade de absorver choques por perda de força física.

Essas lesões esportivas são mais comuns em práticas como Jiu-jitsu e balé, devido à amplitude dos movimentos. No caso da corrida, podem ocorrer devido aos choques repetitivos.

Entre os sinais das lesões meniscais estão: dor localizada que oscila de acordo com os movimentos, inchaço e restrição dos movimentos.

  1. Fratura por estresse

A fratura por estresse ocorre em decorrência da pressão contínua exercida sobre o osso, que não suporta a repetição do movimento e sofre uma fissura.

Essas lesões esportivas são mais comuns em práticas como corrida. Geralmente, ocorrem devido a uma alta intensidade com que o exercício é realizado sem o atleta ter o condicionamento físico adequado. Elas também são comuns assim que a pessoa decide iniciar o esporte, mas sem a adequada orientação.

São mais predispostos a esse tipo de fratura do esporte pessoas que já apresentavam fraqueza muscular, alteração genética ou desregulação hormonal. Outros fatores que influenciam é o peso do atleta, condições do terreno e calçado usado.

  1. Tendinite

As tendinites são lesões esportivas causadas por movimentos repetitivos e consistem na inflamação do tendão. Elas são comuns nos braços e ombros de praticantes de tênis, golfe e natação, e nas pernas e pés de praticantes de basquete, futebol, corredores e ginastas. Alguns sintomas de tendinite incluem:

  • Dor na região;
  • Área quente e avermelhada;
  • Crepitação do tendão;
  • Carroço na extensão do tendão;
  • Inchaço.

É fundamental buscar auxílio médico especializado em caso de tendinite, uma vez que a continuidade do esforço pode resultar no rompimento do tendão, o que demanda tratamento cirúrgico.

As diferentes lesões esportivas variam em gravidade e comprometimento físico do atleta, mas todas demandam assistência médica especializada.

Fontes:

MD.Saúde

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia