A tendinite no ombro é uma inflamação que impacta a mobilidade e pode causar dores intensas. Confira quais os tratamentos recomendados para essa patologia.
A tendinite é caracterizada pela inflamação de um tendão, a fibra que une o músculo ao osso. Desta forma, tendinites são condições que provocam inchaços e dores durante a locomoção, e costumam atingir articulações como joelhos, punho ou ombros.
Quando a inflamação atinge algum dos tendões da coifa dos rotadores, conjunto de músculos e tendões que compõem a articulação do ombro, o tratamento para tendinite no ombro buscará formas de amenizar o desconforto e, sobretudo, conter o quadro inflamatório.
Sintomas da tendinite no ombro
O principal sintoma da tendinite no ombro é a dor e a incapacidade de realizar a movimentação do local. Esse desconforto também é relatado em repouso, agravando-se durante a noite, na hora de dormir, uma vez que ocorre o estiramento dos músculos nesse período.
O tratamento para tendinite no ombro será o caminho para amenizar esse desconforto, além da melhor forma para devolver a capacidade de locomoção, pois é comum que o paciente com tendinite não consiga levantar os braços acima da linha do ombro.
Causas da tendinite no ombro
As causas de tendinite no ombro estão geralmente atreladas ao esforço intenso e repetitivo. Pode-se observar também que a má postura é um dos agravantes dessa condição, já que dormir em posições que exigem esforço dos braços e ombros, por exemplo, contribuem para o agravamento da lesão.
Para entender o tratamento para tendinite no ombro mais adequado, é necessário ter em mente como a doença se desenvolve. A inflamação ou lesão que ocorre no tendão do ombro pode ser causada por atividades físicas que exigem movimentos excessivos dos braços, como natação, beach tênis, crossfit ou vôlei, por exemplo.
Profissionais que também atuam com movimentos repetitivos que exigem das estruturas do ombro, como carpinteiros ou professores, têm a tendência de desenvolverem a tendinite no ombro.
Diagnóstico da tendinite no ombro
O diagnóstico para a tendinite no ombro é feito a partir de um exame clínico, onde o médico avaliará as dores do paciente com alguns testes de movimentos .
Também é feito um levantamento de histórico do paciente, para identificar atividades repetitivas que possam causar a condição e, por fim, o médico pode solicitar exames de imagens, como ressonância magnética, radiografia e ultrassonografia, para confirmar o diagnóstico.
Tratamentos para tendinite no ombro
A tendinite no ombro tem cura, mas deve receber a atenção necessária e os tratamentos adequados. Caso contrário, o quadro pode se agravar.
O tratamento para tendinite no ombro é adotado pelo médico ortopedista, levando em consideração o grau de inflamação e as individualidades de cada paciente.
O objetivo do cuidado terapêutico será conter a inflamação e amenizar os desconfortos, o que gradualmente vai garantir o retorno da mobilidade, além de investir em tratamentos que fortaleçam a musculatura, para prevenir a reincidência da doença.
O primeiro método de tratamento para tendinite no ombro é o medicamentoso, em que são prescritos anti-inflamatórios não esteroides, associados ao repouso do paciente. A terapia medicamentosa, aliada também à analgesia, pode ser realizada via oral, intramuscular ou por infiltrações, aplicações diretas na região afetada.
A fisioterapia é um tratamento para tendinite no ombro que mostra resultados eficazes. Exercícios, massagens e correntes elétricas são algumas das técnicas executadas pelo fisioterapeuta, que possuem os seguintes efeitos contra a doença:
- Controle da inflamação;
- Diminuição da dor;
- Correção de movimentos errados do ombro;
- Recuperação do tendão;
- Fortalecimento muscular para diminuição dos casos de recidiva.
O número de sessões de fisioterapia para o tratamento para tendinite no ombro será definido conforme a evolução de cada paciente.
Quando é necessário realizar a cirurgia de tendinite no ombro?
O tratamento para tendinite no ombro parte do modelo conservador, em que a fisioterapia e o acompanhamento medicamentoso buscam restabelecer o bem-estar do paciente.
A intervenção cirúrgica para tratar a tendinite no ombro é indicada em casos específicos em que a terapia inicial não alcançou os resultados esperados entre o período de 6 meses a 1 ano de tratamento.
Além disso, a cirurgia como tratamento para tendinite no ombro pode ser realizada em pacientes que, além da inflamação, apresentam outras patologias no ombro, como a ruptura do tendão, por exemplo. O tratamento mais efetivo para o seu caso sempre será determinado de acordo com a avaliação médica competente, e lembre-se que o cuidado precoce é sempre o melhor remédio. Aos primeiros sintomas de tendinite no ombro ou em outras regiões, busque o seu médico ortopedista.
Fonte: