Cirurgia para reparo dos tendões e músculos costuma apresentar ótimos resultados para a recuperação do paciente
O manguito rotador é o conjunto de quatro músculos e tendões do ombro: o supraespinhal, infraespinhal, subescapular e redondo menor. Essa estrutura tem a função de proteger e estabilizar a articulação do ombro, além de ser responsável pelos movimentos de elevação e rotação do braço.
Os tendões do manguito rotador apresentam pouca elasticidade e baixa irrigação sanguínea. Essa combinação os tornam mais suscetíveis a lesões, que podem ser motivadas por traumas, esforços repetitivos ou degeneração da estrutura por fatores como idade e predisposição genética. Uma lesão no manguito rotador provoca dores na região, perda de força e limitação de movimentos nos casos mais graves.
Neste artigo, saiba quando a cirurgia do manguito rotador é indicada, como o procedimento é feito e seus benefícios.
Agende uma consulta para mais informações.
Como é feita a cirurgia do manguito rotador
Quando a cirurgia do manguito rotador é indicada, ela pode ser feita de dois modos diferentes: por via aberta tradicional ou por artroscopia. No primeiro caso, o cirurgião faz uma incisão que varia entre 5 e 8 centímetros no ombro para acessar o tendão lesionado e repará-lo.
A artroscopia é uma técnica mais moderna que vem ganhando a preferência dos especialistas na maioria dos casos por ser um procedimento menos invasivo e que traz menos riscos ao paciente, o que proporciona uma recuperação mais rápida e tranquila.
Quando a cirurgia do manguito rotador é indicada por meio da artroscopia, ela é realizada a partir de pequenas incisões com aproximadamente 1 centímetro de diâmetro cada. O cirurgião insere os instrumentos necessários para manipular as estruturas internas do ombro e uma câmera que transmite imagens em tempo real para um monitor de alta resolução.
Ao observar as imagens do interior do ombro, o cirurgião fixa o tendão ao osso em sua posição anatômica com fios de polietileno e poliéster de alta resistência e âncoras compostas por poliéster, titânio ou material bioabsorvível.
A cirurgia do manguito rotador é um procedimento considerado de baixo risco e que demora, em média, 60 a 90 minutos para ser realizada.
Quando a cirurgia é indicada
Para descobrir quando a cirurgia do manguito rotador é indicada, primeiramente é preciso conhecer os diferentes graus de lesão da estrutura, que se divide em:
- Distensão: o tendão e o músculo são esticados, mas não ocorre ruptura;
- Lesão parcial: apenas uma parte do tendão se rompe;
- Lesão total: ocorre quando todas as fibras se rompem, o que faz o tendão se desprender completamente do osso.
Após analisar as características da lesão e avaliar o paciente com exames clínicos e de imagem, o ortopedista pode apontar quando a cirurgia do manguito rotador é indicada. De maneira geral, os casos mais leves onde houve ruptura parcial podem ser tratados conservadoramente por meio de repouso, fisioterapia e medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios.
Porém, se as terapias tradicionais não forem capazes de aliviar a dor e os outros sintomas, a cirurgia pode ser considerada. Além disso, casos de ruptura total originados por traumas mais graves são outras situações de quando a cirurgia do manguito rotador é indicada.
Consulte o Dr. Rodolpho Scalize, ortopedista especialista em ombro.
Benefícios da cirurgia
A cirurgia do manguito rotador é um procedimento importante para devolver a funcionalidade do ombro e qualidade de vida aos pacientes que têm algum tipo de lesão no local. Entre os principais benefícios da cirurgia, podemos citar:
- Alívio da dor e outros sintomas incapacitantes;
- Prevenção de alterações crônicas no ombro, como a artrose;
- Pós-operatório tranquilo, principalmente quando a cirurgia do manguito rotador é indicada por artroscopia;
- Procedimento com baixo índice de complicações.
Qual profissional realiza a cirurgia?
O ortopedista especialista em ombro é o profissional mais indicado para prevenir, diagnosticar e tratar a lesão do manguito rotador e as diversas condições que acometem essa região. Por ser a articulação mais complexa e com maior amplitude de movimento do corpo humano, o ortopedista especialista em ombro reúne todo o conhecimento da anatomia do local e das técnicas minimamente invasivas que otimizam os tratamentos de alterações na articulação.
O Dr. Rodolpho Scalize é ortopedista especialista em cirurgias do ombro, joelho e cotovelo, com pós-graduação em Medicina Esportiva pela Universidade Federal de São Paulo e experiência na reabilitação de atletas profissionais.
Entre em contato e agende uma consulta.
Fontes: