O médico ortopedista é o profissional que cuida das mais variadas doenças que atingem o sistema locomotor. Saiba quando procurar essa ajuda.
O avanço da idade, a rotina agitada ou até mesmo um colchão mais antigo… não costuma faltar justificativa para quando surge uma dor nas costas, dor muscular ou um trauma em determinada região. E essas pequenas desculpas afastam cada vez mais os pacientes de um atendimento profissional adequado.
É normal se questionar quando procurar um ortopedista, tendo em vista que algumas dores podem ser facilmente amenizadas. No entanto, dores e desconfortos são sempre alertas que o corpo emite para sinalizar que algo está errado. Veja quando esse alerta não deve ser ignorado e a busca por um ortopedista pode ser fundamental.
Afinal, quando procurar um ortopedista?
A ortopedia é a área da medicina que cuida do sistema locomotor, ou seja, a saúde dos ossos, músculos, nervos, tendões e outros pontos importantes para a locomoção. Ao sentir dores contínuas ou intensas em regiões como joelhos, ombros, coluna, pés, quadril e punho, que impeçam ou reduzam os seus movimentos, não se questione quando procurar um ortopedista, busque ajuda médica de imediato.
Além do fato de que apenas um profissional poderá aplicar a medicação que melhor amenize as dores, o ortopedista está apto a analisar e investigar se o desconforto sentido é sinal de alguma luxação, inflamação ou fratura, e definir se o tratamento será pontual ou contínuo.
Outro momento em que não é necessário cogitar quando procurar um ortopedista é após algum acidente. O médico ortopedista atende em casos de urgência e será o profissional responsável por diagnosticar uma possível fratura em ossos ou rompimento de ligamentos e tendões, por exemplo.
Principais condições tratadas pelo médico ortopedista
O ortopedista é responsável por tratar lesões ou deformidades ósseas. Desta forma, quando procurar um ortopedista, considere um profissional que seja especializado na área do corpo que te incomoda.
Desde problemas na coluna vertebral (estrutura complexa e formada por ossos, ligamentos, tendões e outros fatores que podem apresentar alguma alteração) até dores no joelho ou inflamações, são abrangentes os cuidados desse profissional.
Dores nas costas
As dores nas costas podem ser um sinal de lesão ou sobrecarga na coluna vertebral. A má postura ou esforços repetitivos, por exemplo, são alguns dos fatores que impactam essa estrutura de sustentação, e as dores são sinais de que a sua coluna está em risco e demanda um tratamento que reeduque a postura e amenize os sintomas.
Tendinites
A tendinite é conhecida por inchaços, vermelhidão e, principalmente, as dores intensas que limitam os movimentos. Essa inflamação ocorre nos tendões, que ligam os ossos aos músculos, e atinge com mais frequência o punho, ombros e joelhos, sendo um dos principais sinais de quando procurar um ortopedista.
Entorses e suspeitas de luxações
Também conhecida como torção, a entorse é uma lesão nos ligamentos de articulações ocasionada por um trauma torcional. Por sua vez, a luxação é caracterizada pelo deslocamento da articulação para uma posição incorreta.
Ambas são condições tratadas pelo ortopedista, e podem apresentar sintomas como limitação da mobilidade, inchaço e dores.
Artrose
A artrose é definida como uma doença degenerativa na qual ocorre o desgaste das cartilagens que protegem as articulações. Esse desgaste aumenta o atrito entre os ossos e pode provocar inflamações, dores e impossibilitar a locomoção.
Como é feita a consulta com o ortopedista?
Quando procurar um ortopedista, tenha em mente que a consulta tem como objetivo entender o estilo de vida do paciente. Atletas, idosos ou profissionais que atuam com esforços repetitivos podem desenvolver problemas ortopédicos, e quanto mais o profissional puder entender as condições que levaram o paciente até o consultório, mais assertivo pode ser o diagnóstico e o tratamento.
E por mais que o paciente apresente sintomas clínicos que possam ser um indicativo de tendinite, por exemplo, exames complementares podem ser solicitados para todas as doenças, como forma de entender o grau da gravidade e auxiliar no tratamento.
Quais são os exames solicitados por um ortopedista?
Os exames solicitados pelo médico ortopedista variam de acordo com as queixas do paciente, a análise realizada em consultório, dentre outros parâmetros. Quando procurar um ortopedista e relatar as dores ou suspeitas de fraturas, o profissional pode solicitar exames de imagem que auxiliam na investigação de possíveis inflamações ou lesões em ossos, tendões ou ligamentos.
Os principais exames solicitados pelo ortopedista são:
- Raio-X;
- Tomografia;
- Ressonância magnética;
- Densitometria óssea;
- Ultrassonografia.
É importante reforçar: ao primeiro sinal de desconforto, perda de mobilidade ou fraqueza, não se questione quando procurar um ortopedista, busque avaliação médica e tenha, assim, a possibilidade de tratamento precoce.
Entenda mais sobre quando procurar um ortopedista e agende uma consulta com o Dr. Rodolpho Scalize!
Fontes: