Formação de depósitos de cálcio causa dor e inflamação no ombro
A tendinite calcária do ombro é um processo inflamatório caracterizado pelo depósito de fragmentos de cálcio nos tendões do manguito rotador, principalmente no tendão supraespinhal. A condição é mais comum em pacientes na faixa dos 40 a 60 anos e mulheres, podendo acometer apenas um ombro na maioria dos casos.
Dor intensa, limitação dos movimentos e perda de força no braço estão entre os principais sintomas da tendinite calcária do ombro, mas o paciente pode sentir outros desconfortos que variam de acordo com a evolução do quadro. As causas dessa patologia ainda são desconhecidas, mas pessoas que praticam movimentos repetitivos com o ombro em suas atividades são mais acometidas pelo problema.
A seguir, conheça mais sobre os sintomas da tendinite calcária do ombro e as formas de tratamento disponíveis.
Conheça opções de tratamentos eficazes para tendinite calcária do ombro.
Principais sintomas da tendinite calcária do ombro
O processo inflamatório se desenvolve em fases. Por essa razão, os sintomas da tendinite calcária do ombro podem levar meses e até anos para aparecer. Na primeira fase, quando há o início da formação dos depósitos de cálcio no interior do tendão, o paciente não costuma sentir dor.
Em seguida, acontece a reabsorção do depósito de cálcio e a inflamação da região, que causa dores intensas similares às de um tendão lesionado. Na terceira e última fase, não há mais dor ou outro sintoma da tendinite calcária do ombro, pois o depósito de cálcio já foi absorvido e o tendão regenerado.
Dessa forma, os principais sintomas da tendinite calcária do ombro são:
- Dor constante ou intermitente, principalmente à noite;
- Dificuldades de movimentação do braço;
- Perda de força;
- Sensação de ombro quente e inchado;
- Estalos ou rangidos ao movimentar o ombro.
Como aliviar os sintomas da tendinite calcária do ombro?
Os sintomas da tendinite calcária do ombro podem durar meses e até anos, o que compromete seriamente a qualidade de vida do paciente nesse período. É importante consultar um ortopedista especialista em ombro para diagnosticar a condição e iniciar o tratamento adequado para combater o processo inflamatório.
Algumas medidas simples podem ajudar a aliviar os sintomas. Entre elas, estão:
- Repouso;
- Compressas quentes para aliviar a dor, uma vez que aumentam a circulação sanguínea na região;
- Compressas frias para diminuir o inchaço;
- Alongamento do ombro e pescoço;
- Correção de postura ao sentar-se e dormir;
- Evitar esforço para não sobrecarregar os músculos e tendões.
Contudo, é importante ressaltar que essas práticas não dispensam a consulta médica com um profissional especializado, especialmente em casos de dor crônica e de forte intensidade.
Trate condições ortopédicas com um profissional qualificado.
Opções de tratamento para a tendinite calcária do ombro
As opções de tratamento variam de acordo com a intensidade dos sintomas da tendinite calcária do ombro e da fase da calcificação. Os casos mais leves são tratados com repouso, medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para o alívio da dor, aplicação de compressas e fisioterapia.
Além disso, o médico pode recomendar infiltrações, terapias por ondas de choque para facilitar a reabsorção dos depósitos de cálcio e a barbotagem, técnica em que é inserida uma agulha guiada por ultrassom para fazer a lavagem dos fragmentos de cálcio.
A grande maioria dos casos é tratada com medidas não cirúrgicas, mas situações mais graves que não são resolvidas com o tratamento conservador podem receber indicação cirúrgica para aliviar os sintomas da tendinite calcária do ombro.
O procedimento pode ser feito por meio da artroscopia, método minimamente invasivo em que são inseridos por pequenos orifícios uma câmera e os instrumentos necessários para remover os depósitos de cálcio.
Qual profissional procurar para o tratamento?
O ortopedista especialista em ombro é o profissional mais indicado para o tratamento da tendinite calcária do ombro, pois reúne conhecimento profundo dessa complexa articulação e experiência para diagnosticar e tratar as patologias que a acometem.
Entre em contato com o Dr. Rodolpho Scalize, ortopedista especialista em ombro, e marque uma consulta para mais informações.
Fontes: