Fale conosco pelo WhatsApp

Tendinite Patelar: Qual o melhor tratamento?

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 4 fevereiro, 2022

Conheça as melhores opções de tratamento para aliviar a dor causada pela tendinite patelar 

A tendinite patelar tem tratamento e ele pode ser mais simples do que se imagina. Porém, antes de falarmos sobre ele, é preciso entender melhor sobre essa patologia incômoda para tantos brasileiros.

Resumidamente, a tendinite patelar é a presença da tendinite no tendão patelar que liga a patela ao osso da perna (tíbia), também podendo ser chamada de joelho de saltador. Essa situação é representada por uma intensa dor anterior no joelho, normalmente registrada em caminhadas ou na prática de uma atividade física.

A tendinite é mais recorrente em jogadores de futebol, basquete, tênis ou corredores profissionais, devido ao uso excessivo dos músculos extensores (que são a parte anterior da coxa) para saltar e correr. Contudo, pacientes sedentários ou que fazem pouca atividade física também podem apresentar a condição e necessitar de tratamento para tendinite patelar.

Sintomas

Em geral, a tendinite patelar tem tratamento simples e não invasivo, mas é preciso estar atento aos seus principais sintomas, que podem incluir:

  • Dor na frente do joelho;
  • Dor que se intensifica quando o paciente corre ou salta;
  • Inchaço na região do joelho;
  • Dificuldades para movimentar o joelho;
  • Sensação de joelho duro ao despertar.

Antes de saber se a tendinite patelar tem tratamento específico para cada situação, é preciso compreender que a doença pode ser classificada em diversos graus de intensidade.

O grau 1 registra uma leve dor após exercícios físicos. Já o grau 2 apresenta dor no início das atividades, mas sem perda de rendimento durante o treino. O grau 3 é quando o paciente se queixa de dor durante e após a atividade física, com perda de rendimento nos treinos. E, por fim, o grau 4 é marcado pela alteração estrutural do tendão patelar e costuma ter dor mesmo durante o repouso.

Ao apresentar sintomas como os descritos, o paciente deve buscar ajuda especializada, para a realização de exames de diagnóstico (ressonância magnética ou ultrassom), de modo a confirmar a existência da tendinite patelar e o tratamento adequado possa ser iniciado.

CTA Páginas Blog

Tendinite patelar: tratamento

A tendinite patelar tem tratamento, conforme já mencionado. Ele pode ser iniciado em casa, com repouso da perna lesionada e aplicação de compressa de gelo algumas vezes ao dia.

No entanto, no caso de dor frequente ou aumentando em intensidade, é importante consultar um médico para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado. Em geral, quanto menor o grau da condição no momento do diagnóstico, mais fácil e rápida será a reabilitação.

Também podem ser indicadas sessões de fisioterapia para o uso de aparelhos de eletroterapia, além da realização de exercícios de alongamento e de fortalecimento, que impulsionam o processo de cicatrização do tendão afetado.

Em quadros mais graves — quando a tendinite no joelho não desaparece com repouso, fisioterapia e uso de medicamentos —, pode ser necessária uma cirurgia para reparar os danos provocados no tendão do joelho. Essa situação é mais rara, já que os tratamentos não invasivos costumam registrar um resultado frequentemente satisfatório.

Imobilização do joelho

É importante ressaltar que para o tratamento da tendinite patelar normalmente não demanda a imobilização do joelho, já que o repouso relativo muitas vezes consegue aliviar os sintomas. Contudo, devemos estar atentos a sinais de alerta como:

  • Aumento da sensibilidade no local;
  • Surgimento da dor somente durante a realização de uma atividade física, interferindo no treino;
  • Inchaço no local;
  • Enfraquecimento muscular.

Antigamente era comum que os ortopedistas indicassem a imobilização em casos de tendinite. Hoje sabemos que com a diminuição dos movimentos a reabilitação se torna mais longa, além de favorecer a perda de massa muscular. A tendinite patelar é mais beneficiada do diagnóstico precoce associado à reabilitação e adaptação da prática esportiva, resolvendo os sintomas sem afastar a atividade física da vida do paciente.

Ao apresentar sintomas da tendinite patelar, o tratamento deve ser indicado por um  ortopedista especialista em joelho, como o Dr. Rodolpho Scalize. Agende agora mesmo a sua consulta e recupere sua qualidade de vida.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia;

Ortopedista Dr. Rodolpho Scalize.