A cirurgia é uma das principais opções de tratamento por aliviar desconfortos e restabelecer o movimento da região dos ombros
O manguito rotador é composto por um conjunto de músculos e tendões, que podem ser rompidos por causa de movimentos repetitivos, sobrecargas, traumas e desgaste natural em consequência do processo de envelhecimento.
Nessas situações, os sintomas mais comuns são dores intensas e dificuldades para movimentar a região. Independente da causa da ruptura, existe tratamento para o rompimento do tendão do ombro.
Entre em contato para tratar o tendão do ombro rompido
Como é feito o tratamento do rompimento do tendão do ombro
A indicação do tratamento para o rompimento do tendão do ombro depende do nível do dano, da idade e do grau de comprometimento do movimento e da força. Existem casos em que apenas algumas fibras foram comprometidas, enquanto em outros há a ruptura completa do tendão. Assim, as opções são:
- Administração de medicamentos: analgésicos e anti-inflamatórios são utilizados para o alívio da dor;
- Uso de tipoia para imobilizar o ombro: isso ajuda no processo de cicatrização e recuperação da lesão;
- Compressas de gelo no ombro: diminuem o inchaço e os incômodos na região;
- Sessões de fisioterapia: aliada às medicações, a reabilitação auxilia na recuperação dos movimentos e da força, evitando doenças agravantes;
- Cirurgia: enquanto as alternativas anteriores são recomendadas para rupturas menores, o tratamento cirúrgico é o procedimento para casos mais graves.
Como é feita a cirurgia de rompimento do tendão do ombro
A cirurgia é um tratamento para o rompimento do tendão do ombro focado na reparação da ligação entre o tendão e o osso. A artroscopia é a metodologia mais recomendada por ter uma recuperação mais rápida, já que é um procedimento minimamente invasivo, que não necessita abrir a articulação como no caso da cirurgia tradicional.
Na artroscopia, são realizadas pequenas incisões para a inserção dos instrumentos cirúrgicos e de uma câmera pequena para transmitir imagens ao cirurgião durante a fixação do tendão. A recuperação leva, em média, seis meses, variando o tempo de acordo com os danos da lesão.
O pós-operatório dessa opção de tratamento para o rompimento do tendão do ombro inclui cuidados, como:
- Uso de tipoia;
- Não trabalhar e dirigir por, no mínimo, 30 dias, respeitando a liberação do médico;
- Sessões de fisioterapia para restabelecer o movimento e a força.
Em pacientes com rupturas extensas, esse método também é utilizado, apenas em lesões irreparáveis acaba sendo necessário recorrer à cirurgia aberta com incisões maiores e até mesmo com a possibilidade de utilização de próteses.
Entre em contato para tratar o tendão do ombro rompido
Quando a cirurgia é indicada
A indicação da cirurgia como tratamento para o rompimento do tendão do ombro depende da avaliação do médico. Após testes de amplitude e força em consultório, além da realização de exames de imagem, o profissional analisa os benefícios dessa opção.
No geral, se a ruptura foi motivada por um trauma ou se o paciente for jovem ou atleta, a indicação de tratamento para o rompimento do tendão do ombro costuma ser cirúrgica. De qualquer forma, o contexto é analisado pelo especialista de forma individualizada para a tomada de decisão.
Qual profissional procurar para o tratamento
O ortopedista especialista em cirurgia do ombro é o profissional apto a diagnosticar e realizar o tratamento para o rompimento do tendão do ombro. É essencial buscar ajuda médica no início dos sintomas para evitar que a lesão se agrave e favoreça o aparecimento de outras doenças. Com o passar do tempo, o organismo começa o processo de cicatrização para resolver a condição, o que cria fibroses e atrofias.
O Dr. Rodolpho Scallize é ortopedista especialista em ombro e também membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Além de indicar o tratamento para o rompimento do tendão do ombro adequado para o quadro clínico do paciente, ele tem especialização em cirurgia minimamente invasiva e oferece o suporte necessário para a reabilitação.
Entre em contato para tratar o tendão do ombro rompido
Entre em contato agora mesmo e agende já uma consulta com o Dr. Rodolpho Scalize.
Fontes: