A escolha pelo tratamento conservador ou cirúrgico é feita conforme o grau de comprometimento da musculatura e dos tendões
Uma das principais causas de dor no ombro é a síndrome do manguito rotador, uma lesão que afeta pessoas de todas as idades e que pode ser desde uma inflamação local até uma ruptura total dos tendões desta região. Por isso, as opções de tratamentos para lesão do manguito rotador variam para cada paciente.
O que é o manguito rotador?
“Manguito rotador” é o nome dado para um conjunto de quatro músculos e seus tendões que se inserem na região do ombro, conferindo estabilidade ao braço e permitindo elevação e rotação do membro. São eles: subescapular, supraespinhal, infraespinhal e redondo menor.
Como ocorrem as lesões do manguito rotador?
A maior parte das lesões do manguito rotador é de evolução crônica e ocorre pelo uso excessivo e repetitivo dessa musculatura, principalmente em atletas e trabalhadores braçais. Porém, essa síndrome também pode ocorrer devido a traumas de alta e média intensidade (lesão aguda) ou a processos inflamatórios e degenerativos.
Fatores de risco
Entre os fatores de risco para lesão crônica do manguito rotador, podemos destacar:
- Envelhecimento;
- Tabagismo;
- Obesidade;
- Distúrbios metabólicos;
- Fatores genéticos.
Quais os tipos e estágios de lesão do manguito rotador?
Essas lesões podem ser parciais – quando apenas parte do tendão está lesionado – ou completas – quando todo o tendão se solta do osso, sendo esse um dos motivos pelo qual os tratamentos para lesão do manguito rotador também são variáveis.
Além disso, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) divide essa síndrome em três fases conforme o grau de complexidade e características da lesão do manguito rotador:
Fase 1: inchaço, inflamação localizada e espessamento dos tendões;
Fase 2: fibrose e tendinite, podendo ou não haver lesões parciais;
Fase 3: ruptura completa dos tendões e associação a alterações ósseas.
Ou seja, para que o ortopedista possa definir os melhores tratamentos para lesão do manguito rotador, é preciso identificar o tipo e a fase em que a lesão se encontra em cada paciente.
Quais os sintomas da lesão do manguito rotador?
Os sintomas da lesão do manguito rotador também dependem da gravidade e da fase em que o quadro se encontra, mas geralmente envolvem dor no ombro que irradia para o braço, diminuição de força no membro e pode haver inchaço e calor local como resposta ao processo inflamatório. Esses sintomas costumam aparecer insidiosamente e se intensificar aos poucos.
Prevenção
A prevenção contra as lesões crônicas do manguito rotador inclui o cuidado da saúde como um todo. Por isso, é preciso principalmente evitar o tabagismo e tratar as doenças metabólicas, especialmente a diabetes.
Além disso, pessoas que exercem atividades que demandam muito esforço dos ombros devem fazer acompanhamentos periódicos com um ortopedista e realizar exercícios de fortalecimento da musculatura, sempre com o apoio de um educador físico ou fisioterapeuta.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da síndrome do manguito rotador é feito a partir da história clínica e do exame físico realizado pelo ortopedista, podendo ser confirmado com um exame de ultrassom e, em alguns casos, com ressonância magnética. Já a radiografia é utilizada apenas para excluir outras hipóteses diagnósticas.
Tratamentos para lesão no manguito rotador
Os tratamentos para lesão do manguito rotador variam conforme o estágio da lesão, sendo que na fase inicial pode-se fazer um tratamento conservador, com analgésico, anti-inflamatório ou corticoide, além de repouso articular. Após melhora do quadro, o ortopedista especialista em ombro pode recomendar um tratamento com fisioterapeuta.
Tratamento cirúrgico
Casos que não respondem bem ao tratamento conservador ou que têm lesões avançadas do tendão podem ser corrigidos com cirurgia, um dos principais tratamentos para lesão do manguito rotador. Antigamente a cirurgia aberta era a única opção, mas hoje, a videoartroscopia tem ganhado espaço por ser menos invasiva e ter menos riscos de complicações.
Como tratar lesão do manguito rotador com fisioterapia?
A fisioterapia é um dos pilares dos tratamentos para lesão do manguito rotador, pois são exercícios que ajudam a fortalecer a musculatura. A prescrição e encaminhamento são feitas pelo próprio ortopedista como parte do tratamento conservador ou após cirurgia do manguito rotador.
Cirurgia do ombro na lesão no manguito rotador
A cirurgia para tratar a síndrome do manguito rotador pode ser aberta ou fechada (videoartroscopia), sendo que a aberta é mais invasiva e propensa a complicações, pois consiste em uma incisão de 8 a 10 cm na região do ombro.
Por outro lado, a videoartroscopia tem sido cada vez mais realizada e se tornado um dos principais tratamentos para lesão do manguito rotador, pois é uma técnica pouco invasiva, em que o ortopedista realiza de três a quatro pequenas incisões (aproximadamente 0,5 cm) e por ali insere a câmera e os instrumentos cirúrgicos.
Complicações
As complicações da cirurgia para tratar o manguito rotador envolvem os riscos cirúrgicos habituais – como infecção –, além da possibilidade de lesões nervosas, principalmente na técnica aberta.
Como é a recuperação pós-operatória do tratamento cirúrgico?
A recuperação da cirurgia (um dos tratamentos para lesão do manguito rotador) pode cursar com uma dor moderada nos primeiros dias, mas que pode ser tratada com analgésicos. Além disso, é preciso manter repouso por algumas semanas para garantir que os tendões se recuperem completamente, principalmente por ser uma região que demanda muita força e mobilidade.
Recomendações gerais
- Utilizar tipoia por 4 a 6 semanas;
- Não pegar peso por 3 meses;
- Realizar tratamento fisioterápico conforme recomendação médica.
PERGUNTAS FREQUENTES
O que acontece se eu não operar o meu manguito rotador quando indicado?
Quando a lesão do manguito rotador não é tratada adequadamente, o tendão vai se danificando, podendo chegar a um ponto irreparável.
Como tratar a dor do manguito rotador?
A dor do manguito rotador pode ser tratada com medicamentos prescritos pelo médico, como analgésicos e anti-inflamatórios.
Ter lesão do manguito rotador significa que precisarei de cirurgia?
Não. A cirurgia é um dos tratamentos para lesão do manguito rotador, mas é indicada em apenas alguns casos. Idealmente, após o diagnóstico da lesão crônica, deve-se tentar tratar com medidas conservadoras antes de optar pela cirurgia.
A cirurgia do manguito rotador tem bons resultados?
Sim. Com uma boa técnica cirúrgica, cuidados pós-operatórios adequados e fisioterapia, o ombro e o braço voltam à sua normalidade funcional.
Quando consultar um médico?
Um médico ortopedista deve ser consultado quando você sentir dor na região do ombro e do braço, podendo ou não ter fraqueza muscular associada.
Fontes: