A cirurgia de tendão do ombro rompido auxilia na recuperação dos movimentos dos membros superiores e no alívio das dores
O ombro é composto por ossos, ligamentos e pelo seguinte conjunto de músculos e tendões: supraespinhal, infraespinhal, subescapular e redondo menor. A junção desses músculos e tendões, chamada de manguito rotador, permite a estabilização e a articulação dos braços.
Quando algum dos tendões sofre uma ruptura, é necessário realizar a cirurgia de tendão do ombro rompido para conectá-lo novamente ao osso e possibilitar a recuperação das fibras. Os sintomas mais comuns nessa situação são dores intensas e dificuldade para movimentar os braços.
Entre em contato para tratar o tendão do ombro rompido
Causas do rompimento do tendão do ombro
Existem diferentes fatores que levam ao rompimento do tendão do ombro, sendo o supraespinhal o mais comumente acometido. Entre as principais, causas estão:
- Esforços repetitivos ou sobrecarregados;
- Traumas, como no caso de quedas e pancadas;
- Movimentos abruptos;
- Lesão, que surge como um pequeno desgaste que piora de forma gradativa;
- Degeneração dos tendões, geralmente em decorrência do envelhecimento.
Atletas são mais suscetíveis a rompimentos no tendão por causa do nível de esforço exigido nas atividades esportivas. Por isso, é recomendado que tenham acompanhamento especializado para a prevenção. Se houver a ruptura, a cirurgia de tendão do ombro rompido é uma opção para restabelecimento completo e retorno às práticas.
Como é feita a cirurgia?
O objetivo da cirurgia de tendão do ombro rompido é a reparação da ligação das fibras dos tendões e da conexão com os ossos, tanto nos casos em que ocorreu um trauma quanto nas situações em que o comprometimento da região aconteceu de forma gradual.
A artroscopia é a cirurgia de tendão do ombro rompido mais indicada por ser um procedimento minimamente invasivo. Cerca de três incisões são realizadas na região para introduzir os instrumentos cirúrgicos e uma pequena câmera que permite a visualização do cirurgião enquanto repara e fixa o tendão no osso.
Esse tipo de intervenção permite uma recuperação mais rápida, mas não é sempre que a cirurgia de tendão do ombro rompido pode ser feita dessa forma. Em alguns casos, especialmente se a ruptura for extensa, há a possibilidade de o procedimento ser feito de maneira aberta. Nesses casos, a incisão é maior e pode ser necessária a utilização de próteses.
O pós-operatório inclui usar tipoia, evitar trabalhar e dirigir por pelo menos 30 dias, variando de acordo com as recomendações médicas. O tempo de recuperação depende do comprometimento da lesão, mas leva, em média, seis meses. A reabilitação com fisioterapia é essencial para restabelecer o movimento e a força dos braços.
Saiba se o tratamento cirúrgico é indicado para seu caso!
Quando a cirurgia é indicada?
Como a ruptura acontece por causas distintas, o paciente pode ser tratado com fisioterapia e medicamentos para alívio da dor quando o comprometimento da região é menor. Ainda assim, o resultado nem sempre é satisfatório, uma vez que o tendão não costuma ter uma boa regeneração por se tratar de uma região pouco irrigada pelo sangue.
A cirurgia de tendão do ombro rompido é indicada quando ocorrida após um trauma ou se o paciente for jovem. Por outro lado, se a causa for a degeneração, outras características são analisadas pelo médico para avaliar os benefícios para o paciente. Nesse segundo cenário, o envelhecimento é o principal fator que leva à ruptura.
Alguns pontos considerados para o encaminhamento para a cirurgia de tendão do ombro rompido são a intensidade das dores, a perda de mobilidade e força, a idade e quando os tratamentos anteriores não fornecem o retorno positivo esperado. A gravidade do dano também é considerada, podendo ser classificada em lesão:
- Parcial bursal: quando somente as fibras superficiais foram rompidas;
- Parcial articular: quando as fibras internas foram afetadas;
- Intersticial: a ruptura acontece dentro do tendão;
- Completa: quando ocorre uma espécie de rasgo no tecido, afetando todo o tendão.
Benefícios da cirurgia do tendão do ombro rompido
Um dos principais benefícios da cirurgia de tendão do ombro rompido é o alívio das dores. Quando a ruptura ocorre de maneira lenta, o incômodo costuma ser leve no início, mais frequente ao elevar os braços ou realizar movimento de força. Conforme o problema evolui, ele aumenta, intensificando a dor mesmo em momentos de repouso.
Outro benefício da cirurgia de tendão do ombro rompido é o restabelecimento da função. Sem o tratamento correto, o desconforto é incapacitante, comprometendo as atividades cotidianas. A lesão também pode evoluir para outras doenças, como a síndrome do ombro congelado, impactando ainda mais os movimentos.
A vantagem da cirurgia de tendão do ombro rompido, principalmente quando feita de modo menos invasivo, é que a recuperação é mais rápida e menos dolorosa, desde que o paciente siga as orientações médicas para o pós-operatório e faça as consultas com o fisioterapeuta.
Qual profissional realiza a cirurgia?
O ortopedista especialista em ombro é o profissional indicado para diagnosticar e tratar a ruptura por meio da cirurgia de tendão do ombro rompido. Com o auxílio de exames de imagem, o médico avalia o dano e descarta outras patologias.
Em consultório, além de ouvir as queixas do paciente e solicitar os exames, ele compara os ombros, verifica a sensibilidade da região e realiza alguns testes de amplitude, de força e de movimento para complementar o diagnóstico. Quanto antes o paciente procurar ajuda, menor a chance de piorar o quadro clínico.
Na tentativa de solucionar o problema, o corpo inicia o processo de cicatrização da lesão, criando fibroses, formações excessivas de tecido cicatricial e atrofias, que é a redução significativa de volume e força da região. Assim, mesmo a cirurgia pode não recuperar a funcionalidade dos ombros.
O Dr. Rodolpho Scalize é ortopedista especialista em ombro e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Com experiência em reabilitação após rupturas, ele está apto a realizar a cirurgia de tendão do ombro rompido por artroscopia.
Entre em contato agora mesmo e agende já uma consulta com o Dr. Rodolpho Scalize.
Fontes: