Fale conosco pelo WhatsApp

Rompimento de ligamento do joelho

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
5 min. de leitura

O joelho é uma das maiores articulações do corpo humano, sendo extremamente importante cuidar da saúde de seus ligamentos

Responsáveis por unir os ossos do corpo, os ligamentos são os principais estabilizadores das articulações. Por isso, um rompimento no ligamento do joelho pode fazer com que o indivíduo perca a capacidade de realizar movimentos comuns do dia a dia, tais como caminhar, sentar-se, agachar e correr.

Os ligamentos são tecidos conjuntivos resistentes que ligam os ossos do joelho entre eles, limitando os deslizamentos e os movimentos excessivos. O rompimento de ligamento do joelho afeta 4 elementos principais, entre eles:

  • Cruzado anterior;
  • Ligamento cruzado posterior;
  • Colateral medial;
  • Lateral colateral.

Como ocorre o rompimento de ligamento do joelho?

As lesões do joelho ocorrem na maioria das vezes por trauma de torção, e são frequentes principalmente em atividades esportivas como futebol, basquete, artes marciais, ou mesmo durante a prática de musculação sem a devida orientação.

O trauma do joelho pode ser com contato direto, como em uma colisão entre atletas, ou indireto, por um movimento rotacional com o pé travado no chão. Na musculação geralmente ocorre aos poucos com a repetição de um movimento errado e o auxílio de cargas exageradamente pesadas.

CTA Páginas Blog

Como é realizado o diagnóstico?

Para saber se, de fato, houve um rompimento de ligamento do joelho é preciso consultar um ortopedista especializado em joelho para que seja possível realizar o diagnóstico correto. Este médico é o mais indicado para avaliar o contexto do traumatismo e os sintomas apresentados.

Para a confirmação do diagnóstico, é preciso fazer uma radiografia para descartar uma possível fratura, além de uma ressonância magnética para visualizar o interior do joelho. Os exames para confirmar uma ruptura de ligamento têm também o objetivo de avaliar outras lesões do joelho, como um problema no menisco.

O que observar para um possível rompimento de ligamento do joelho?

Quando ocorre um rompimento de ligamento do joelho, a sustentação da articulação é perdida. Esse tipo de lesão geralmente ocorre de imediato, após uma pancada ou queda, e os sintomas costumam ser:

  • Barulho no momento da ruptura;
  • Inchaço do joelho;
  • Dor aguda;
  • Impossibilidade de sustentar o peso no joelho e andar;
  • Se outros ligamentos forem afetados, pode surgir um hematoma.

Quais as lesões de joelho mais comuns?

O rompimento de ligamento do joelho pode acontecer de diferentes maneiras, sendo que as mais comuns são:

Rompimento do LCA (ligamento cruzado anterior)

Quando o LCA é rompido, existe uma grande chance de que uma cirurgia no joelho seja necessária para tratar este tipo de rompimento de ligamento do joelho. Essa lesão pode ocorrer quando há uma mudança rápida de direção, parada repentina de um movimento ou pancada. Trata-se de uma lesão muito comum em atletas que praticam esportes de contato ou com mudança de direção brusca, sendo o mais comum no Brasil o futebol.

Rompimento do LCP (ligamento cruzado posterior)

Assim como o ligamento anterior, esse rompimento de ligamento do joelho é frequente em atividades esportivas de contato, mas também pode ocorrer em acidentes de trânsito.

Luxação patelar

A patela é o osso posicionado à frente do joelho. Em uma articulação normal, a patela está centrada na tróclea, fazendo parte do mecanismo extensor do joelho. A luxação ocorre quando esse osso sai da tróclea. A lesão pode ocorrer diretamente, por uma pancada, ou indiretamente, por uma entorse no joelho.

Condromalácia patelar

Também conhecida como joelho de corredor, essa lesão é fruto de um amolecimento da cartilagem. Apesar de não ter uma causa exata, a alteração pode estar relacionada a fatores anatômicos, como pisar de forma errada e forçar a articulação por longos períodos.

Os principais sintomas dessa lesão envolvem inchaço em torno da rótula, dor constante no meio do joelho e dor durante atividades rotineiras, como uma caminhada ou subida de escadas.

Apesar de ser conhecida como joelho de corredor, também é comum em pacientes sedentários e que ficam muitas horas sentados. Nesta posição, a cartilagem da patela fica pressionada pelo fêmur, inflama e gera os mesmos sintomas.

Artrose

Como os joelhos suportam um grande peso ao longo do dia, é completamente normal que sua cartilagem apresente desgaste com o passar do tempo. A cartilagem do joelho é responsável pelo deslizamento, sem atrito, entre as extremidades dos ossos do joelho.

A artrose não tem cura, mas os tratamentos podem ajudar a reduzir a dor e melhorar o movimento do joelho. Esse tratamento envolve tanto uso de medicação, quanto aplicação de terapias, infiltrações e procedimentos cirúrgicos.

Tendinite Patelar

Esta é uma lesão do tendão patelar que, na maioria dos casos, está relacionada a atividades esportivas que precisam de saltos e desacelerações bruscas, como o atletismo e o futebol.

Geralmente, a tendinite patelar afeta a fixação do tendão patelar do polo inferior da patela devido ao mecanismo que ocorre durante a desaceleração no esporte.

Síndrome do Corredor

É uma inflamação na região lateral da coxa, especificamente na banda iliotibial, decorrente da flexo-extensão excessiva do joelho que resulta do aumento da tensão ou atrito na região.

Os sintomas costumam ser hipersensibilidade, dor e sensação de queimação na região lateral do fêmur. Diversos fatores podem favorecer o aparecimento desta lesão, como uso de calçados inadequados e sobrecarga provocada por atividades pesadas.

Como é feito o tratamento?

Caso ocorra um rompimento de ligamento do joelho, a primeira coisa a ser feita é consultar um ortopedista especialista em joelho para que ele possa avaliar o quadro.

Independentemente do ligamento rompido, geralmente é recomendado repouso e imobilização como cuidados imediatos. Geralmente, as lesões do ligamento colateral medial podem ser tratadas sem cirurgia, especialmente no caso de pacientes que não forçam muito o joelho.

Nesses casos, um programa de fisioterapia será prescrito para fortalecer os músculos que circundam o joelho, além de evitar esportes que demandam movimentos de rotação.

Para a realização de cirurgia, alguns fatores são levados em consideração, tais como:

  • Se a pessoa é esportista de alto rendimento e deseja retomar sua atividade no mesmo nível;
  • Idade (pessoas mais velhas tendem a correr mais riscos);
  • Antecedentes de problemas de ligamentos;
  • Outra lesão associada como, por exemplo, a lesão do menisco.

Para entender mais sobre o tratamento para o rompimento de ligamento do ligamento do joelho, clique aqui e agende uma consulta com o ortopedista especialista, Dr. Rodolpho Scalize.

Fontes:

Hospital Israelita Albert Einstein;

Manual MSD.