Doença causa dor e limitação dos movimentos, o que afeta diretamente a qualidade de vida dos pacientes
As cartilagens são tecidos que revestem as extremidades ósseas e têm como algumas de suas funções absorver impactos e facilitar o deslizamento dos ossos na articulação. A osteoartrose, também conhecida como artrose, é a degeneração da cartilagem e do líquido sinovial, que ajuda no processo de lubrificação e nutrição da cartilagem.
Portanto, a osteoartrose do ombro é a degeneração da superfície cartilaginosa da articulação do ombro, causando dor e limitação ao realizar certos movimentos. O desgaste da cartilagem pode ocorrer por diversos fatores, entre eles o envelhecimento, por isso a osteoartrose do ombro é mais comum em pessoas idosas, mas pacientes mais jovens também podem sofrer com o problema, principalmente quando possuem alterações anatômicas que favorecem um maior desgaste da articulação do ombro.
A doença pode acometer o ombro direito, ombro esquerdo ou ser bilateral, afetando os dois ao mesmo tempo. Conheça mais detalhes sobre a osteoartrose do ombro.
Causas da osteoartrose do ombro
As causas da osteoartrose do ombro são desconhecidas, mas alguns fatores favorecem o desgaste da cartilagem como o excesso de movimentos repetitivos e o processo de envelhecimento natural. Outras causas do problema são:
- Fatores genéticos;
- Traumas direto no ombro;
- Artrite reumática crônica;
- Excesso de musculação;
- Alterações hormonais provocadas pelo uso exagerado de corticoides;
- Osteonecrose, que é o processo de morte de uma parte do osso.
Sintomas da osteoartrose do ombro
Como os ossos da articulação já não deslizam mais suavemente devido ao desgaste da cartilagem e do líquido sinovial, ocorre atrito entre eles durante a movimentação, por isso a osteoartrose do ombro causa dor e limitação de movimentos, levando à rigidez do ombro. Muitos pacientes apresentam também:
- Inchaço no ombro;
- Sensação de areia na articulação;
- Estalidos ao executar movimentos.
As dores acontecem, principalmente, quando os pacientes executam algum movimento articular, mas elas podem aparecer até quando a pessoa estiver em repouso, em alguns casos.
A osteoartrose do ombro pode estar associada a outros quadros de inflamação como tendinite no ombro ou bursite no ombro, por isso é uma condição incômoda que compromete a qualidade de vida do paciente. Algumas atividades diárias básicas como tomar banho ou vestir-se, por exemplo, tornam-se um grande obstáculo.
Diagnóstico da osteoartrose do ombro
O diagnóstico é feito a partir da avaliação clínica, que leva em conta os sintomas apresentados do paciente e testes físicos no ombro para verificar a mobilidade e intensidade da dor. Exames de imagem, como raio-X, tomografia e ressonância magnética, complementam o diagnóstico de osteoartrose do ombro.
Tratamento para osteoartrose do ombro
Geralmente, o tratamento conservador é a primeira opção para a osteoartrose do ombro. Nele, o médico pode indicar alguns medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor e outros sintomas, além de uma suplementação alimentar para auxiliar na recuperação da cartilagem.
A infiltração no ombro de medicamentos e outras substâncias diretamente na articulação pode ser indicada para combater o processo inflamatório e amenizar os sintomas durante um período. Uma dessas substâncias é o ácido hialurônico, cuja função é restaurar a lubrificação da articulação e melhorar o deslizamento dos ossos.
A fisioterapia também faz parte do tratamento conservador e seu principal papel é manter a articulação ativa e fortalecida. Todas essas ações devem ser avaliadas por um médico ortopedista e acompanhadas por profissionais especializados, pois dependem do estágio da doença e das particularidades de cada paciente.
Quando essas medidas não surtem o efeito esperado, a cirurgia de ombro para a correção da osteoartrose do ombro pode devolver a qualidade de vida ao paciente. Para artroses mais leves, a artroscopia é um procedimento minimamente invasivo que vai retirar calos ósseos para restabelecer o movimento do ombro. Em casos mais graves, pode ser indicada a substituição da articulação degenerada por próteses de metal ou polietileno em uma cirurgia chamada de artroplastia do ombro.
Prevenção da osteoartrose do ombro
Ao analisar as causas da osteoartrose do ombro, uma delas é o mau uso da cartilagem com sobrecargas e movimentos repetitivos. Desse modo, é possível prevenir a deterioração da cartilagem ao adotar alguns cuidados, entre eles:
- Realizar fortalecimento muscular adequado para prevenir lesões musculoesqueléticas;
- Evitar movimentos repetitivos com a articulação do ombro;
- Ao notar qualquer sinal de dor ou inchaço na região, procurar um médico para um diagnóstico correto que possa descartar alguma lesão na cartilagem ou inflamações associadas;
- Limitar certos exercícios que podem causar maior impacto no local ou substitua uma série de treino de maior amplitude articular;
- Manter o peso adequado para diminuir a carga sobre a articulação.
O ombro é uma articulação complexa e essencial para a execução de atividades básicas do dia a dia e prática de exercícios físicos. Formado por várias articulações, músculos, tendões, ligamentos e cartilagens, seu funcionamento adequado depende da integridade de toda essa estrutura.
Se houver alguma lesão ou alteração não tratada nesta região, isso pode resultar em desgaste articular e deterioramento da cartilagem, levando ao quadro de osteoartrose do ombro. Nesses casos, é recomendado procurar um ortopedista especialista em ombro para solucionar a questão de modo mais adequado.
Fontes: