Ao diagnosticar precocemente a tendinite calcária, é possível tratar de forma conservadora e obter bons resultados
A tendinite calcária do ombro é uma patologia caracterizada pela formação de depósitos de cálcio nos tendões do ombro, o que causa dor e limitação de movimentos ao paciente. Essa condição pode afetar pessoas de todas as idades, especialmente as que estão na faixa etária dos 40 a 60 anos e as mulheres.
O que é a tendinite calcária do ombro?
A tendinite calcária do ombro é uma condição inflamatória que afeta os tendões do manguito rotador do ombro, um grupo de músculos e tendões do ombro que se inserem ao úmero, o osso do braço. Essa lesão forma depósitos de cálcio que podem causar dor e limitação dos movimentos de um ou dos dois ombros.
O que causa a tendinite calcária do ombro?
As causas exatas da tendinite calcária do ombro ainda não são totalmente compreendidas, mas sabe-se que essa condição é mais comum em mulheres do que em homens, e é mais frequente no ombro dominante. Além disso, fatores de risco para a condição incluem idade avançada, histórico familiar de tendinite calcária, diabetes, doenças da tireoide, obesidade e outras condições inflamatórias.
Há, também, uma maior incidência em pessoas que exercem determinadas profissões ou atividades que envolvem movimentos repetitivos do ombro, como em trabalhadores da construção civil, atletas que realizam movimentos de arremesso ou levantamento, e músicos que tocam instrumentos de corda ou sopro.
Sinais e sintomas
Os sintomas da tendinite calcária do ombro podem variar de pessoa para pessoa, mas o quadro clínico mais comum inclui os seguintes:
- Dor no ombro que pode ser constante ou intermitente;
- Dor ao levantar o braço;
- Dificuldade em mover o braço;
- Estalos ou rangidos ao movimentar o ombro;
- Sensação de fraqueza no braço afetado;
- Perda de força e amplitude de movimento do ombro;
- Dificuldade em dormir do lado afetado.
Como é feito o diagnóstico?
A partir dos sinais e sintomas clássicos da tendinite calcária do ombro e de um exame físico minucioso, o médico ortopedista pode solicitar exames de imagem que ajudam a avaliar a origem e a extensão da lesão, como radiografia, ultrassom ou ressonância magnética.
Os exames de imagem são importantes especialmente para identificar a presença dos depósitos de cálcio, principal característica da tendinite calcária do ombro e que permite descartar outros diagnósticos.
Quais as fases da tendinite calcária?
A tendinite calcária do ombro é uma condição caracterizada pela formação de depósitos de cálcio no tendão do músculo do ombro. Esses depósitos podem se acumular ao longo do tempo e causar dor, inflamação e dificuldade de movimento, de forma que o quadro evolutivo da doença é geralmente dividido em três fases.
- Fase de pré-calcificação: o tendão apresenta inflamação e edema, mas ainda não há a formação de depósitos de cálcio. A dor pode ser de intensidade leve a moderada e pode ser desencadeada por movimentos repetitivos do braço ou atividades físicas. O diagnóstico da tendinite calcária pode ser mais difícil nessa fase, já que os exames de imagem, como radiografias e ultrassonografias, podem não detectar alterações significativas no tendão.
- Fase calcificada: nesta etapa da doença já há formação de depósitos de cálcio no tendão afetado, podendo causar dor intensa e inflamação. Eles podem variar em tamanho e forma e se apresentar como pequenos cristais ou grandes massas sólidas.
- Fase pós-calcificada: é quando os depósitos de cálcio da tendinite calcária do ombro começam a ser reabsorvidos pelo organismo, levando a uma melhora gradual dos sintomas.
É importante lembrar que a duração de cada fase pode variar entre os pacientes e que o tratamento adequado pode ajudar a acelerar a recuperação e diminuir a dor e a inflamação. Por isso, é importante procurar um ortopedista especialista em ombros ao perceber os sintomas.
Tratamento da tendinite calcária do ombro
O tratamento para tendinite calcária do ombro depende da gravidade dos sintomas e da fase em que a condição se encontra.
Nos casos iniciais e mais leves, pode-se optar pelo tratamento conservador, que envolve medidas como repouso, fisioterapia, uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) e aplicação de gelo ou calor no ombro. O objetivo é aliviar a dor e a inflamação, reduzir a progressão da calcificação e promover a reabsorção dos depósitos de cálcio.
Há, também, a possibilidade de aplicar injeções de corticosteroides para aliviar a dor e a inflamação decorrentes da tendinite calcária do ombro. No entanto, seu uso deve ser limitado, pois pode causar efeitos colaterais, como enfraquecimento dos tendões e aumento do risco de ruptura.
Já nos casos graves ou persistentes de tendinite calcária do ombro pode haver indicação de cirurgia, sendo que a artroscopia é a técnica mais indicada por ser menos invasiva do que a cirurgia aberta.
Além disso, a prevenção é fundamental para evitar o desenvolvimento ou agravamento desse quadro, e pode envolver medidas como manter uma boa postura, evitar sobrecarga no ombro, realizar atividades físicas regulares e tratar rapidamente quaisquer lesões ou condições médicas que possam aumentar o risco de desenvolvimento da condição.
Cirurgia para tendinite calcária do ombro
A cirurgia de ombro mais indicada para o tratamento da tendinite calcária do ombro é a artroscopia. Nessa técnica, o médico faz pequenas incisões no ombro para inserir uma câmera e instrumentos cirúrgicos, permitindo a remoção dos depósitos de cálcio e a realização de outras intervenções necessárias.
Quando é indicada a cirurgia para tratamento da tendinite calcária do ombro?
A cirurgia para tratamento da tendinite calcária do ombro é indicada em casos mais graves, em que o paciente não apresentou melhora com o tratamento conservador, (fisioterapia, analgésicos e infiltrações no ombro com corticoides). Ela pode ser realizada em qualquer uma das três fases da doença, mas sua indicação deve levar em conta a gravidade da lesão e os sintomas apresentados pelo paciente.
O procedimento tem duração média de uma hora e a recuperação pós-operatória inclui o uso de medicamentos para tratar as dores e processos inflamatórios associados à cirurgia, fisioterapia para recuperar o movimento e a amplitude da articulação, bem como evitar fazer esforço com o braço ou dormir sobre o membro.
Qual médico procurar para tratar a tendinite calcária do ombro?
O médico que deve ser procurado para tratar a tendinite calcária é o ortopedista especializado em ombro.
Fontes: